TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial de Membrana

Seminário: Potencial de Membrana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Potencial de Membrana

O resultado da distribuição desigual de carga entre o interior e o exterior das células ,é que cada célula atua como uma minúscula bateria com o polo positivo fora da membrana plasmática e o polo negativo em seu interior.

A magnitude dessa diferença de carga é medida em voltagem. Embora a voltagem dessa bateria seja muito pequena (menos de um décimo de um volt), ela é de importância fundamental em processos fisiológicos como a contração muscular a regulação da frequência cardíaca e a geração de impulsos nervosos.Portanto, para compreendermos esses processos, devemos examinar primeiro as propriedades elétricos das células.

Quando a célula está em repouso, ou seja, sem estimulo essa se encontra há -90 mV, onde externamente está carregada pelo íon sódio,quando sofre um estimulo abrem-se os canais de sódio presentes na membrana e o sódio passa para o meio intracelular invertendo a polaridade da membrana passando para + 35 mV (Despolarização),isto favorece a abertura dos canais de potássio onde este vai sair tornando positivo novamente a porção extracelular, os canais de sódio serão bloqueados.Isto não é suficiente para célula se manter em repouso ou seja há -90 mV então ativa-se a bomba Na+/K+/ATPase que permite a saída do Na+ e a entrada do K+ voltando a -90 mV. Algumas células pelo canal de potássio permanecer aberto e permitir a saída de potássio,esta passa para + 90 mV (Hiperpolarização).

Potencial de Ação

Essa transição abrupta de potencial elétrico que ocorre durante a despolarização, e cuja aamplitude é da ordem de 105 mV (de -70mV a +35 MV), é o potencial de ação. Na área afetada pelo estímulo, a membrana permanece despolarizada, apenas 1,5 ms (milésimo desegundo). Logo as portas de potássio se abrem, permitindo a saída desse íon, que está em maior concentração no interior da célula. Com isso, ocorre a repolarização da membrana, que retorna a condição de repouso

O potencial de ação que se estabelece na área da membrana estimulada perturba a área vizinha, levando à sua despolarização. O estímulo provoca, assim, uma onda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com