TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Socorros

Ensaios: Primeiro Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  4.100 Palavras (17 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 17

Primeiros Socorros em Diabetes Mellitus

- O que é Diabetes Mellitus

O diabetes é uma doença de base genética e hereditária. Em geral, se há histórico na família entre parentes de primeiro grau, há possibilidades maiores de desenvolver a doença. O diabetes é uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de Glicose pelo organismo. Pacientes com diabetesapresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo.

Com a deficiência de insulina, o organismo não absorve a Glicose e as taxas de açúcar no sangue aumentam de forma permanente, o que se caracteriza como hiperglicemia e dá origem ao diabetes.

É a deficiência no Pâncreas na produção de Insulina.

Tipo I: Não produz insulina. É acometida em crianças e adolescentes.

Tipo II: Produção Ineficaz causada por obesidade, sedentarismo e etc.

- Hiperglicemia

O nível elevado de açúcar no sangue caracteriza a chamada hiperglicemia. O quadro se desenvolve lentamente, ao longo de vários dias. Normalmente, isso acontece quando o organismo do indivíduo não tem insulina suficiente para usá-la como combustível. Como resultado, os elevados níveis de glicose se formam no sangue e o corpo tenta se livrar do excesso de glicose pela urina.

Sinais de HiperglicemiaMuita sede; muita fome com emagrecimento; excesso de urina; cansaço; fraqueza; tonturas. Podem ocorrer náuseas; muita sonolência; vômitos e dificuldade respiratória.

-Hipoglicemia Sinônima: choque de insulina, nível de açúcar baixo. Ignorar os sintomas da hipoglicemia pode acarretar em conseqüências graves, como a perda de consciência. Isso porque o cérebro necessita de glicose para funcionar propriamente. Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose(açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não.

Os sinais físicos que apresentam a HipoglicemiaO açúcar baixo no sangue está associado aos seguintes sinais e sintomas: Respiração Normal.Pele PálidaConfusão; cefaléia; raciocínio prejudicado; riso despropositado.Pulso rápido e cheioPressão Arterial normal. Desmaio; Convulsões.

Primeiros Socorros para Diabéticos Para fazer os primeiros socorros para diabéticos é preciso saber se trata de um episódio de falta ou de excesso de açúcar. Se for possível, é importante verificar com um aparelho para medir a quantidade de açúcar no sangue.Nos casos de hiperglicemia, em que o valor do aparelho está acima de 200 mg/dL, ou a vítima apresenta confusão, sede ou hálito de maça, deve-se: 1. Chamar ajuda médica, ligando para o número 192; 2. Procurar alguma seringa de insulina que a vítima possa ter para situações de emergência; 3. Injetar a seringa na região ao redor do umbigo ou na parte superior do braço, fazendo uma prega. 4. Colocar a vítima se estiver inconsciente, na posição lateral de segurança.

Já em casos de hipoglicemia, em que o aparelho mostra glicemia inferior a 60 mg/dL ou o indivíduo apresenta sintomas como tremores, pele fria, ou desmaio, é importante: 1. Chamar uma ambulância, ligando para o 192; 2. Se o indivíduo estiver inconsciente, colocar na posição lateral de segurança. 3. Caso a vítima esteja consciente: Oferecer algo doce para comer. 4. Caso a vítima esteja inconsciente: Colocar um pouco de açúcar na boca esfregando na bochecha.

Luxações

Luxação é o deslocamento de um osso da articulação, geralmente acompanhado de uma grave lesão de ligamentos articulares. Isso resulta no posicionamento anormal dos dois ossos da articulação. A luxação pode ser total ou parcial – os dois ossos da articulação ainda permanecem em contato.

Quais são os tipos de luxações? Uma luxação pode ser completa ou incompleta. Chama-se luxaçãocompleta aquela em que os segmentos ósseos que constituem a articulação ficam completamente desunidos e luxação incompleta (ou subluxação) aquela em que a união dos segmentos ósseos é reduzida, mas não é completa.Na maioria das vezes a extremidade do osso deslocado fica no interior da cápsula articular (luxação intracapsular), mas em alguns casos ela fica no exterior da mesma (luxação extracapsular).

Quais são as causas das luxações? Na maioria das vezes, a luxação é provocada por um traumatismo violento incidindo sobre a articulação. O traumatismo pode também incidir indiretamente como acontece, por exemplo, em caso de luxações da articulação do ombro provocada por uma queda em que o indivíduo se apoia sobre o cotovelo ou a mão. Embora seja possível qualquer articulação se tornar luxada, os locais mais comuns em que isso ocorre no corpo humano são:

Ombros, Dedos, Joelhos, Punho(mais provavelmente acompanhado por uma fratura.) Cotovelos(também acompanhada por uma fratura).

Quais são os sinais de que há luxações? Uma luxação provoca deformidade e movimento anormal da articulação; cavidade entre as superfícies articulares; dor intensa e sangramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com