TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Casos: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho tem como temas principais as mordidas e picadas de insetos, e a forma em que elas apresentam reações em nosso corpo.

Vamos falar sobre: Cuidados imediatos e possíveis precauções que podem muitas vezes evitar este incidentes.

Mordidas e picadas de insetos

 SERPENTES

As serpentes são classificadas em venenosas e não-venenosas. A picada das serpentes que não são venenosas não provoca manifestações gerais, mas pode causar alterações locais, como dor moderada e, eventualmente, discreta inchação. Já a picada de uma cobra venenosa pode levar a vítima à morte, caso não sejam tomadas providências de imediato. Por isso é tão importante que todos aqueles que circulam por locais sujeitos à aparição de cobras utilizem os devidos acessórios de proteção e tenham informações suficientes que permitam identificá-las.

As cobras venenosas distinguem-se das não venenosas por vários fatores. Um deles tem a ver com o comportamento: enquanto as venenosas ficam agressivas e tomam posição para dar o bote na presença de outro animal (ou pessoa), as não-venenosas geralmente fogem.

Vamos ver algumas características e reações que o veneno de uma cobra peçonhenta pode causar e a forma na qual devemos agir caso a picada aconteça.

 Grupo: botrópico (bothrops) conhecidas como caiçara, jararaca,jararaca-grão-de-arroz, jararaca-de-barriga-preta,jararaca-pintada, jararacuçu e urutu

Características: Geralmente têm mais de um metro de comprimento. A jararaca é a principal responsável por grande número de acidentes, pois existe em abundância em todo o país e vive em lugares onde é comum a presença humana, especialmente nos locais úmidos.

 Grupo: elapídico (micurus) A mais conhecida cobra desse grupo é a coral verdadeira.

Características: Tem entre 70 cm e 80 cm de comprimento e é encontrada em todo o Brasil, sendo responsável por 1% dos casos registrados no país. Seu veneno é praticamente letal e tem ação bastante rápida.

 Sinais e sintomas da vítima:

Reações locais: dor persistente, que vai aumentando; inchação e vermelhidão no local da picada; arroxeamento, podendo aparecer bolhas, abscessos ou necrose de tecidos.

• Face: normal.

• Sangue: incoagulável (nos casos mais graves).

• Reações locais: em geral, não há dor ou outra reação no local da picada; apenas sensação de adormecimento, que se difunde para a raiz do membro atingido.

• Face: pálpebras superiores caídas ou semicerradas (neurotóxica); salivação grossa; dificuldade para engolir e, às vezes, também para falar.

Procedimentos que o socorrista deve adotar:

• Manter a vítima deitada e calma, não permitindo que ela se esforce, porque movimentação faz com que o veneno se espalhe mais facilmente pelo corpo;

• Retirar anéis se o dedo for atingido, pois o edema pode tornar-se intenso e produzir garroteamento;

• Lavar o local com bastante água corrente;

• Manter, sempre que possível, a região atingida pela picada abaixo do nível do coração;

• Remover a vítima rapidamente para o local mais próximo que disponha de soro antiofídico - único tratamento eficiente para combater os males causados por serpentes venenosas.

O socorrista NÃO deve:

• Dar bebida alcoólica a vítima;

• Usar torniquete, pois podem causar necrose

• Fazer incisões ou cortes no local da picada, já que alguns venenos provocam hemorragias. Além disso, os cortes favorecem as infecções;

• Deixar que a vítima vá caminhando em busca de atendimento médico, pois quanto mais ela se movimenta mais risco há de o veneno se espalhar pelo organismo.

 Observação:

Os primeiros socorros são úteis e importantes até 30 minutos depois da picada; portanto, encaminhar a vítima para atendimento médico, com a maior rapidez possível, é fundamental.

Vamos ver agora a picada de Escorpião e algumas reações e cuidados

Há uma grande variedade de escorpiões e a picada de alguns é mais venenosa do que a de outros. Os sintomas incluem queimação, formigamento ou insensibilidade no local da picada; dor de estômago, náuseas e vômitos; contração de músculos (incluindo o músculo da mandíbula); ataques ou inconsciência.

 CUIDADOS IMEDIATOS: Mantenha o local da mordida mais baixo que o coração da pessoa para prevenir que o veneno se espalhe. Coloque uma compressa gelada (tal como gelo envolto em uma toalha) no local da picada. Leve a pessoa ao departamento de emergência do hospital mais próximo o mais rápido possível.

Picada de aranha

As aranhas como um grupo, não são agressivas e só mordem se forem ameaçadas. Porém, uma mordida de uma viúva negra ou de uma aranha marrom solitária é venenosa e sempre requer cuidados médicos. Ambas vivem em locais protegidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com