TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Seminário: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Seminário  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiros Socorros

Nesta semana aprendemos em primeiros socorros a como lidar com os traumas, que são de grande variedade e, por conseguinte, inúmeras atitudes a serem tomadas em determinados casos.

O atendimento inicial requer suas prioridades, que são:

- SEGURANÇA da equipe de atendimento, da vítima e das demais pessoas no local.

- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) que sempre deve ser utilizado, pelo risco de doenças infectocontagiosas.

- AVALIAÇÃO DA CENA, observar o número de vítimas, mecanismos de traumas, posição da vítima e outros fatores que possam esclarecer o ocorrido.

- SITUAÇÃO NO LOCAL, onde avalia se há necessidade de mais socorristas ou de equipamentos especializados ou se há possibilidades de mais situações de risco.

Avaliação primária ou inicial:

O sucesso do atendimento ao paciente traumatizado depende de uma avaliação inicial rápida e sem erros. Na avaliação de um traumatizado, nunca se impressione com fraturas de membros ou sangramentos. Siga o C-A-B.

Avaliação secundária:

As informações podem ser fornecidas pela vítima, acompanhantes ou pelas testemunhas. A história é objetiva, mas “AMPLA”:

Ambiente e mecanismo do trauma → tipo do acidente, vítimas ejetadas ou fatais, altura (em caso de queda);

Medicamentos de uso habitual → anti-hipertensivos, insulina, anticonvulsivantes, “remédios p/ o coração”, etc; Passado médico → hipertensão arterial, diabete, asma, infarto…

Líquidos e alimentos ingeridos recentemente → tipo, horário e no caso de ingestão de álcool ou drogas;

Alergias → principalmente a medicamentos

A ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos sobre o corpo pode causar um traumatismo com rompimento de pele – ferimento ou ferida. Mas, isso não é tudo: uma contusão causada por pancada forte, mesmo sem dilacerar a pele, pode levar ao rompimento de vísceras, sangramento interno e estado de choque. Em pacientes graves devem apenas ser cobertas com compressa estéril ou pano limpo; uma vez que a prioridade é o C-A-B.

Há traumas como ferimentos, escoriações, incisões e lacerações, amputações, ferimentos no tórax, ferimento no abdômen e ferimentos com presença de objeto encravado, e todos estes traumas tem suas específicas avaliações e condutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com