TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Ética Biomédica

Ensaios: Princípios Da Ética Biomédica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

A literatura na bioética se concentra em dois eixos, o dos conteúdos e o das capacidades exigidas na escrita e na leitura e que são essências na deliberação ética. A literatura e a Bioética são marcadas pela alteridade, pois ambas pressupõe uma reflexão sobre a nossa forma de agir e de ser perante as demais pessoas.

Esse é um estudo baseado na experiência da Faculdade de Medicina da UFBA, que na implantação do seu novo currículo incorporou o que foi apontado na Resolução CNE\CSE 41, que é uma formação médica generalista que atuem na prevenção e na promoção da saúde, com recursos de recuperação e reabilitação concernentes ao contexto social dos pacientes. Mudando em muito a tradicional escola médica que se utiliza de métodos que apenas transferem conhecimento para os alunos, com estes passivos, problemas teóricos e práticas fragmentadas.

Confrontando a isso, o novo currículo da Faculdade de Medicina da UFBA foi um marco no ensino de humanidades no curso médico no estado. Organizando o curso em módulos organizados para a formação das competências profissionais almejadas. Esse processo visou propiciar o contato com outras disciplinas do campo do conhecimento precisando, para tal, conceber novos métodos didáticos a fim de que o objetivo fosse alcançado. Os módulos tiveram que contemplar as dimensões técnicas-cientifícas, ético-humanistas de formação e pesquisa. Se utilizando de métodos ético-humanistas durante todo o curso se valendo, inclusive de literatura de ficção.

Há algumas décadas as obras literárias têm sido utilizadas como arcabouço didático para a formação das competências clínicas dos estudantes de medicina. Levando a uma reflexão sobre os valores éticos e experiências no contexto profissional do médico, pacientes e familiares, onde é exigido um trabalho de observação e interpretação para saber qual o melhor modo de aborda os agentes envolvidos durante todo o tratamento.

O uso dessas obras foi introduzido entre o quinto e oitavo semestre, através de leituras criticas de algumas obras selecionadas de acordo tanto com a sua qualidade literária, como pela sua capacidade de fomentar reflexões humanistas. Cada semestre foi dividido em uma temática especial, no quinto foi abordada a relação transferencial, já no sexto, a ética do cuidado, no o sétimo, a ética da responsabilidade na interação entre humanos e no oitavo, o conflito de interesses: publicidade médica e indústria farmacêutica.

A partir do uso da literatura como ferramenta de aprendizagem, os docentes do Eixo

ético-humanístico buscaram articular o saber científico específico das demais disciplinas dos componentes modulares com as reflexões humanísticas. No ensino médico, a ação não deve compreender apenas o saber científico, mas, da mesma forma, revelar o saber prático, fundamentado cientificamente e inserido no contexto sociocultural. Propiciando a troca de experiência durante a assistência, esse processo favorece a superação da dicotomia associada aos papéis sociais tradicionalmente polares e assimétricos dos profissionais e pacientes que se inserem na ação médica.

Eis umas das obras que são utilizadas nessa discussão:

1 – Ensaio sobre a cegueira

A obra de Saramago traz uma reflexão sobre as várias facetas da falta de visão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com