TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Ambientais Chapeco

Pesquisas Acadêmicas: Problemas Ambientais Chapeco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 3

Um projeto elaborado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó e apre-sentado ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fundema), contribuirá para indicar soluções a um dos mais graves problemas ambientais no município de Chapecó. Desenvolvido pelo grupo de pesquisa Estudos Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, mantido pela universidade, o projeto objeti-va recuperar a bacia do Lajeado São José, onde é captada água para abastecer a cidade. Receberá recursos destinados pelo Ministério do Meio Ambiente, dentro de edital aberto para todas as regiões hidrográficas do Brasil, e que contemplou também a Região Hidrográfica do Uruguai.

Denominado "Pró-água - Manejo e Conservação das Águas do Lajeado São José", o projeto aprovado terá recursos da ordem de R$ 500 mil, para a recuperação, o manejo e a conservação das águas superficiais da bacia do lajeado. Será desenvolvido pela Unochapecó em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Fundação do Meio Ambiente, e também sensibilizará a população da área para a importância de pre-servar esse recurso natural, por meio da restauração da vegetação marginal, monitora-mento da qualidade da água e programas de educação ambiental.

As atividades, com abrangência intermunicipal, serão realizadas numa extensão de 33 quilômetros, desde a nascente, no município de Cordilheira Alta, até a estação de captação de água da cidade de Chapecó, no Bairro Efapi. O trabalho prevê a recomposição da vegetação da mata ciliar em cada margem, com cerca de 200 mil mudas de espécies nativas produzidas no Viveiro Florestal da Unochapecó. Segundo o diretor do Centro de Ci-ências Agro-ambientais e de Alimentos da universidade e coordenador do projeto, professor Jacir Dal Magro, a atividade terá monitoramento permanente através das instituições envolvidas, de modo a garantir a manutenção e a continuidade das ações propostas.

PRAZOS E OUTROS PROJETOS DE PRESERVAÇÃO

Os trabalhos de recuperação do Lajeado São José terão início após a assinatura do convênio com o Ministério do Meio Ambiente, prevista para fevereiro de 2006. A execução será feita por pesquisadores, alunos de graduação e do curso de mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó e pela Fundação do Meio Ambiente de Chapecó, com apoio de outras entidades governamentais e não governamentais. O prazo de execução, compreendendo as regiões urbana e rural, está estimado em três anos, informa o coordenador do projeto.

A aprovação dos recursos foi obtida pela Unochapecó ao participar de edital em que o Fundo Nacional do Meio Ambiente disponibilizou recursos para desenvolver projetos em 12 regiões hidrográficas do Brasil. O projeto da universidade está vinculado ao trabalho do grupo de pesquisa Estudos Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, que já participa de outras ações de preservação ambiental na região Oeste Catarinense. Um deles é o Projeto Alto Uruguai, que promove a utilização da biomassa disponível para a produção de energia e desenvolve a recuperação da vegetação em nascentes e margens de rios.

Além da região hidrográfica do Uruguai, o edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente também aprovou projetos para serem desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com