TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos Invasivos

Trabalho Universitário: Procedimentos Invasivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

1. RINOPLASTIA

1.1 Complicações

Rinoplastia é uma cirurgia estética que tem a função de melhorar a aparência e a proporção do nariz, melhorando assim a harmonia facial e a autoestima do paciente, pode ser realizada também para corrigir dificuldades respiratórias causadas pela estrutura do nariz.

Algumas complicações são relacionadas ao organismo do paciente que não reage bem a anestesias e a procedimentos invasivos, fora esses podem ocorrer obstruções nasais por não endireitar o septo, desvia-lo ou acontecer um novo crescimento ou inchaço dos cornetos, a reincidência de problemas de sinusite, pólipos ou a necessidade de uma cirurgia adicional mais agressiva. Em situações raras pode haver um sangramento excessivo precisando de uma transfusão de sangue, danos aos olhos e estruturas próximas ao nariz, dormência permanente dos dentes superiores, paladar e face; pode ocorrer também uma dor prolongada na cicatrização precisando assim de hospitalização, perfuração do septo e uma falha ao restaurar ou agravar a sensação de cheiro ou sabor. Na área em que atuamos a principal complicação é uma possível cirurgia de correção, pois a primeira cirurgia não atendeu as expectativas da paciente. Em relação a complicações mais superficiais são os hematomas, a necrose pode ser presente se o paciente fizer uso constante de corticoides ou se o mesmo for fumante e possíveis infecções.

1.2 Cuidados pré e pós-operatório

No pré-operatório as principais instruções são de fazer todos os exames de laboratório solicitados pelo medico cirurgião, parar de fumar com certa antecedência para não influenciar na coagulação do sangue, evitar tomar aspirina, antiinflamatorios e medicamentos naturais que podem aumentar o sangramento. Principalmente comunicar qualquer anormalidade que ocorra quanto ao seu estado geral de saúde e jejum de no mínimo 8 horas. No pós as principais indicações são de evitar o sol, vento e friagem na primeira semana, não traumatizar o curativo, evitar umidade, não usar óculos ate que seja autorizado pelo medico, evitar sol por pelo menos 4 semanas, trocar o tampão externo quantas vezes forem necessárias. Como ocorre a formação de edema nos primeiros quatro dias caso a inflamação ou coagulação do sangue aumente são indicadas compressas frias, drenagem linfática também ira auxiliar com a redução do edema. O paciente poderá retomar suas atividades normais após duas semanas do procedimento, o mesmo deve evitar atividades físicas pesadas durante 2 a 3 semanas para evitar traumas e possíveis sangramentos.

1.3 Tratamentos estéticos

Como na Rinoplastia é uma área mais delicada primeiramente é indicado uma higienização da pele para evitar infecções e reações alérgicas, por volta de dez dias antes da cirurgia é indicada uma limpeza profunda de pele para retirada de comedões e uma camada superficial da pele por meio de peeling suave, retirando resíduos e com a remoção de acnes evita a proliferação de bactérias. Além da drenagem linfática que ira preparar a pele para a cirurgia no pré e no pós a drenagem irá reduzir edemas e hematomas além de melhorar a oxigenação do tecido operado, prevenir fibroses e 1

Auxiliar na ativação da circulação é indicada duas vezes na semana sendo no mínimo dez sessões.

1.4 Importância da Drenagem Linfática

Ela se faz importante primeiramente para a oxigenação dos tecidos, auxilia na ativação da circulação, retira edemas, inchaços e hematomas. Além de prepara a pele no pré e evitar a formação de fibroses.

2

2 RITIDOPLASTIA

2.1 Complicações

A ritidoplastia é a cirurgia da face em que consiste a retirada de pele e reposicionamento da mesma buscando uma harmonia estética onde podem ser tratadas a testa, pálpebras, bochechas, queixo, lábios e pescoço. Durante a cirurgia são trabalhadas configurações da musculatura e da pele moldando conforme as bases impostas pela anatomia do paciente. Algumas complicações são as de todas as cirurgias como alergias a medicamentos, cicatrizes (hipertrofia e queloide), infecções, seromas e tromboses. Os mais específicos são a epidermolise, que é a perda da camada superficial da pele em torno da incisão, alopercia que é a perda de cabelo na região da cicatriz, neuropatias que é a paralização dos movimentos momentaneamente ou definitivo e a necrose que é a morte das células da pele.

2.2 Cuidados pré e pós-operatórios

No pré os cuidados são de não ingerir medicações ou drogas dez dias antes da cirurgia, não utilizar antiinflamatorios, fazer jejum absoluto de oito horas, evitar uso de anéis, brincos, alianças, pircings e esmaltes coloridos, informar ao medico qualquer anormalidade que ocorra e lavar bem os cabelos antes da cirurgia. No pós as instruções são de aplicar meia hora de gelo sobre as pálpebras a cada duas horas nas primeiras 72 horas, não abaixar a cabeça por 15 dias, dormir com a cabeça mais elevada que o tórax e o tórax mais elevado que o abdômen, não molhara região próxima ao couro cabeludo por 24 horas, não tomar sol por no mínimo duas semanas e manter a alimentação correta evitando regimes até a liberação do medico.

2.3 Tratamentos estéticos

São os mesmos tratamentos realizados na ritidoplastia por também ser uma cirurgia facial. É indicada uma higienização da pele para evitar infecções e reações alérgicas, por volta de dez dias antes da cirurgia é feita uma limpeza profunda de pele para retirada de comedões e uma camada superficial da pele por meio de peeling suave, retirando resíduos e com a remoção de acnes evita a proliferação de bactérias. Além da drenagem linfática que ira preparar a pele para a cirurgia no pré e no pós a drenagem irá reduzir edemas e hematomas além de melhorar a oxigenação do tecido operado, prevenir fibroses e auxiliar na ativação da circulação, é indicada duas vezes na semana sendo no mínimo dez sessões.

2.4 Importância da Drenagem Linfática

Ela se faz importante primeiramente para a oxigenação dos tecidos, auxilia na ativação da circulação, retira edemas, inchaços e hematomas. Além de prepara a pele no pré e evitar a formação de fibrose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com