TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Seletivo Medicina

Pesquisas Acadêmicas: Processo Seletivo Medicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 12

A seguir, são propostos dois temas para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Escolha um deles para desenvolver o seu texto.

Tema 1

“A autoridade política, o bem-estar material e a instrução são inseparáveis. Quem vive na miséria é incapaz de desenvolver suas capacidades intelectuais; e ninguém pode participar do exercício do poder se não tem suas capacidades intelectuais bem desenvolvidas; e quem não possui poder político é incapaz de se livrar da opressão, ou seja, da miséria e da ignorância.”

(Nikolai Chernishvski)

Leia mais de uma vez, atentamente, o texto acima e redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a importância de se ser um cidadão politizado.

Dê um título a seu texto.

Tema 2

Abaixo estão alguns trechos retirados da “Carta ao Leitor” da VEJA (20/07/2011). Leia-os com atenção e redija um texto dissertativo-argumentativo expressando o seu ponto de vista sobre a opinião pública e sua importância.

Dê um título a seu texto.

A força da opinião pública

A opinião pública ― ou o medo dela ― vem se tornando um fator ainda mais determinante na contenção dos impulsos malsãos de governantes e grupos econômicos poderosos.

O impulso precipitado do BNDES de colocar bilhões de reais de dinheiro do contribuinte em um negócio privado, a fusão do Grupo Pão de Açúcar com seu concorrente francês Carrefour, foi revertido ao cabo de poucos dias de repercussão extremamente negativa.

O receio de que a massa dos cidadãos a condenasse foi decisivo para que a presidente Dilma Rousseff mantivesse a demissão de Luiz Antonio Pagot da direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um foco de corrupção. Pensou-se em poupar Pagot da limpeza ética no Ministério dos Transportes, mas o Planalto avaliou que pegaria muito mal junto à opinião pública.

A imprensa tradicional, que apura exaustivamente os fatos, esmiúça a realidade, fiscaliza o poder e denuncia os malfeitos, encontrou na internet uma caixa de ressonância que deu à opinião pública dos países democráticos ― e quem sabe até mesmo àquela subjugada por ditaduras ― a oportunidade de manifestar-se permanentemente, e não só no período de eleições. É uma novidade que tende a fazer cada vez mais diferença em favor da transparência e do combate à corrupção. Tanto é assim que os governos, em diversos níveis, realizam pesquisas quase que diárias para avaliar o impacto de decisões já tomadas e tentar antecipar como outras repercutirão ― e já não é tão raro que mudem de direção quando percebem sinais de desagrado da opinião pública. Mais um importante avanço da democracia.

PROVA DE ESTUDO DE TEXTO

Texto para a questão 01.

A terceira margem do rio

Oco de pau que diz:

eu sou madeira, beira

Boa, dá vau, tristriz

Risca certeira

Meio a meio o rio ri

Silencioso, sério

Nosso pai não diz, diz:

Risca certeira

Água da palavra

Água calada pura

Água da palavra

Duro silêncio nosso pai

Margem da palavra

Entre as escuras duas

Margens da palavra

Clareira, luz madura

Rosa da palavra

Puro silêncio, nosso pai

Meio a meio o rio ri

Por entre as árvores da vida, o rio riu, ri

Por sob a risca da canoa, o rio viu, vi

O que ninguém jamais olvida, ouvi, ouvi, ouvi

A voz das águas

Asa da palavra

Asa parada, agora

Casa da palavra

Onde o silêncio mora

Brasa da palavra

Quando não se diz nada

Fora da palavra

Quando mais dentro aflora

Tora da palavra

Rio, pau enorme, nosso pai.

Música de Mílton Nascimento

Letra de Caetano Veloso.

01. Caetano Veloso, retomando um conto de Guimarães Rosa “A terceira Margem do Rio” e usando uma linguagem essencialmente metafórica, explora nestes versos, por excelência:

A) A solidão

B) O silêncio

C) A incompreensão

D) O desamor

E) O abandono

Texto para a questão 02.

Surpresas molhadinhas

Bolo molhadinho é uma perdição! E sentir aquele cheirinho de festa que fica na cozinha depois de preparar essa delícia... Humm, é irresistível! Mas não precisa ter festa em casa. As massas mais simples podem ser incrementadas com uma calda. Use a criatividade e bom trabalho!

(Receitas e Delícias, ano 9, n.0 2008, adaptação)

02. De acordo com a redação do texto acima, podemos apontar:

A) Está gramaticalmente correto, mas peca pela incoerência.

B) É coeso e coerente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com