TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Da Celulase

Ensaios: Produção Da Celulase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Celulase são enzimas geradas por microrganismo que as liberam sobre a celulose para reduzi-las em açúcares e obter fonte de energia. As celulases são as principais enzimas envolvidas no processo de sacarificação.

Para a obtenção do inóculo, uma alíquota de uma cultura estoque pura, no caso T. viride, é utilizada em meio líquido esterilizado adequado para o desenvolvimento microbiano. Após incubação da suspensão microbiana, à temperatura e tempo definidos, transfere-se a mesma para frascos com maior volume de meio nutriente esterilizado, e assim sucessivamente, até que se atinja massa de células suficiente para inocular o reator principal. Esse aumento do volume é feito no germinador, o qual possui um exaustor de ar, sendo que entra um ar comprimido passado primeiramente no filtro de ar.

O filtro de ar é um equipamento composto por um corpo metálico ou plástico, no seu interior possui o elemento filtrante do ar aspirado, antes de ser usado na produção da celulase. Sua principal função é filtrar impurezas e microrganismos presentes na atmosfera, que poderiam causar danos ao processo.

Sendo que antes de entrar fermentador principal, o caldo produzido passa por uma bomba. A bomba é uma turbomáquina usada para bombear líquidos com sólidos suspensos ou não, a qual cederá energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior da bomba. Além do caldo, no fermentador principal, temos a adição de um substrato, o qual fica armazenado no tanque de substrato, e também é bombeado antes de entrar no fermentador.

O fermentador faz o processo de fermentação que é a transformação de uma substância em outra produzida a partir de microrganismo. É um tanque com uma serpentina interna, onde entra ar comprimido filtrado e tem uma passagem de exaustor de ar. Sua coleta do material é feita na parte inferior do tanque, sendo necessária uma bomba para encaminhar o caldo para uma centrífuga.

A centrífuga faz a separação da parte líquida com a parte sólida, sendo que o produto de interesse está contido na parte líquida, após esta etapa uma bomba centrifuga encaminha o líquido desejado para um tanque de precipitação. Neste tanque, são inseridos sais como sulfato de amônia, acetona entre outros, que fazem com que o processo de precipitação ocorra de forma acelerada.

Em seguida, há uma bomba centrifuga que irá conduzir o caldo para a segunda centrifuga, ou seja, a segunda separação será realizada, o qual será encaminhado para o tanque de mistura, onde a mistuara fica homogênea com água. Posteriormente, após passar por uma bomba, a substância é encaminhada para duas colunas de ionização consecutivas. Estas colunas são responsáveis pela separação de íons.

A separação seguinte é feita por membranas, depois é passada para um evaporador, onde temos dois bocais, um saindo vapor e outro saindo a mistura desejada, a qual será encaminhada para um misturador e finalmente obtendo a celulase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com