TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protetores Solares

Monografias: Protetores Solares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

Protetores Solares

Radiação Solar (slide 3)

A radiação emitida pelo sol possui um largo espectro de comprimento de ondas, senndo que esta pode ser dividida em radiação ionizante e não-ionizante.

Ionizante: Raios-X e Gama, sendo que estas praticamente não atravessam a atmosfera terrestre.

Não-ionizante: Ultra-violeta, luz visível e Infra-vermelho, de acordo com o comprimento de ondas.

Nos interessa neste momento somente a radiação ultra-violeta, que possui um comprimento de onda de 200-400 nm.

Ultra-violeta (slide 4)

O comprimento de onda é inversamente proporcional a energia, sendo assim as energiasabsorvidas no UV são as mais preocupantes quando se pensa em reações fotoquímicas.

A radiação ultra-violeta é dividida em UVA, UVB e UVC, como demonstrado abaixo.

UVC → A radiação abaixo de 290 nm praticamente não atinge a superfície terrestre, sendo aborvido pelo O2 para a formação da camada de ozônio.

UVB → Passam pela camada de ozônio e penetram na pele humana causando eritema, imunossupressão, inibição da síntese de DNA e RNA, alteração da síntese de proteínas e mutação celular, gerando neoplasias de células basais e escamosas.

UVA → É o responsável pelo bronzeamento da pele através da estimulação dos melanócitos e pode interagir indiretamente em nível da derme reticular, induzindo à produção de radicais livres, podendo causar então fotoenvelhecimento ou indução tumoral, apesar de serem menos agressivos que os raios UVB possuem uma incidência de 10 a 100 x maior que o mesmo na superfície terrestre.

A densidade do fluxo energético do UVA é de 10 a 20 x maior que do UVB, acarretando assim maiores efeitos a longo prazo.

Filtros físicos e químicos (Slide 5)

O termo correto é filtros orgânicos e inorgânicos, já que os processos de absorção e reflexão são considerados fenômenos físicos. Os orgânicos são os que absorvem a radiação e os inorgânicos os que a refletem.

Orgânicos Inorgânicos

UVA UVB

Dióxido de Titânio

Óxido de Zinco

Carbonato de Magnésio

Óxido de Magnésio

Clorato de ferro

Benzofenonas

Antranilatos

Dibenzoilmetanos PABA

Salicilatos

Ácido Cinâmico

Cânfora

Normatização (Slide 7)

Ou seja, os protetores solares são considerados cosméticos no Brasil, diferentemente do que ocorre no EUA, que o FDA os qualifica como OTC, que quer dizer medicamentos de venda livre.

Slide 8

Para a determinação do FPS deverá ser aplicada as normas do COLIPA e FDA, e para resistência à água as normas do FDA.

Slide 10

Além de orientações especiais para crianças, resistência à água, suor, tempo para a reaplicação e outros.

Slide 11

Dose mínima eritematosa com proteção dividida pela dose mínima eritematosa sem proteção por um período igual de tempo e levando em consideração a aplicação correta do produto na pele (2mg/cm2, cerca de 30 a 40 g por aplicacao) e o tipo de filtro solar, já que filtros inorgânicos tem uma espalhabilidade menos favorecida devido ao tamanho de suas partículas no veículo e devem ser aplicados com maior cuidado.

Slide 14

Loções hidroalcóolicas → fáceis de espalhar mas baixa proteção, além dos efeitos deletério do álcool na pele (ressecamento).

Cremes e loções emulsionadas → São as mais adequadas já que podem ser adicionadas a elas filtros lipossolúveis e hidrossolúveis. As emulsões A/O são as mais adequadas mas devido a característica de serem muito gordurosas não são bem aceitas, ficando então a cargo das emulsões O/A a maior utilização pelo público.

Géis → Não oferecem o mesmo poder de proteção que as emulsões, por não ser possível agregar uma gama maior de tipos de filtros no veículo, já que a mistura de filtros é essencial para um bom FPS. Grandes quantidades de partículas resultam na turvação do gel e este também é o motivo pelo qual não se utiliza filtros inorgânicos nestas formulações, pois, perderia o apelo estético. Além do fato de não se fixarem bem na pele, levando a uma diminuição da eficácia.

Contaminação microbiológica (Slide 15)

A contaminação microbiológica em níveis acima dos desejáveis é comum a matérias-primas naturais, ao passo que produtos sintéticos são menos susceptíveis, devido ao modo de obtenção dos mesmos, como a utilização de solventes orgânicos, valores de pH extremos e outros.

Slide 16

Sua análise leva em conta o aspecto qualitativo, ou seja, tipo de microorganismos e quantitativo, que considera a concentração de patógenos existentes.

Os sistemas conservantes são importantes mas não devem ser os únicos a serem levados em consideração, visto que a quantidade utilizada, aquecimento acima do necessário desrte, componentes existentes na formulação podem inativar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com