TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protetor Solar

Trabalho Universitário: Protetor Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O USO DE PROTETOR SOLAR NAS ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE

ALUNO: JOÃO VITOR BERLIKOWSKI

TURMA: 911

INTRODUÇÃO

Nos últimos 40 anos, a incidência de câncer de pele aumentou consideravelmente, o que tornou muito importante a difusão do uso de filtro solar para a prevenção das doenças de pele, principalmente para aqueles trabalhadores que ficam expostos à radiação ultravioleta por longos períodos.

A partir de 1978 o FDA (Food and Drug Administration) classificou os filtros solares e permitiu a propaganda tal como é hoje. Filtros solares são preparações para uso externo ou tópico, que atenuam a radiação ultravioleta (Uv) antes que esta penetre na pele.

No Egito antigo havia diversos inventos do filtro solar, sendo o mais antigo o feito de mamona, em 7800 a.C. Na lista egípcia havia extrato de magnólia, jasmim e óleo de amêndoa. Já na Grécia, 400 a.C., na realização dos Jogos Olímpicos alguns atletas competiam nus em certas modalidades, utilizando uma mistura de óleo de Oliva e areia para se protegerem dos raios nocivos do sol. A moda do bronzeamento só teve início em 1930, na França, Mas alguns anos antes já constavam registros de protetores feitos em escala comercial nos Estados Unidos e na Austrália.

O primeiro protetor realmente eficaz foi desenvolvido somente em 1944, pelo americano Benjamin Greene. Por ver as queimaduras na pele dos soldados que voltavam da Segunda Guerra Mundial ele decidiu criar algo que pudesse ser útil na proteção da pele contra os raios nocivos do sol. Esse protetor solar era à base de petróleo, de cor vermelha e um tanto viscosa, foi então batizada a marca de Coppertone.

Ao longo do tempo os protetores foram aprimorados, apresentando diversas versões, inclusive para todos os tipos de peles. Atualmente, o filtro solar se tornou um recurso indispensável na prevenção do câncer de pele, causado em especial pelo aquecimento global.

I. IMPORTÂNCIA DO USO DO PROTETOR SOLAR NAS ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE

A necessidade do uso de protetores solares, também denominados foto protetores, é uma realidade indiscutível e acompanhando esta tendência o mercado oferece sua resposta. Estima-se que em 1992 o mercado nacional de protetores solares tenha comercializado 650 t de produtos. Dez anos mais tarde, em 2002, este mesmo mercado atingiu a produção de aproximadamente 4.200 t. Tais números não somente revelam a crescente importância deste segmento, como também sugerem o enorme potencial de crescimento para os próximos anos.

Ademais, antes da década de 40 as pessoas só utilizavam produtos caseiros que não ofereciam nenhum benefício. Em 1944, os produtos que já evitavam as queimaduras solares nos soldados americanos durante a Segunda Grande Guerra começaram a ser industrializados e comercializados.

Com os problemas causados pela ação humana, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a proteção da pele, mas engana-se quem pensa que essa preocupação é recente. Há muito tempo as civilizações vem sentido a necessidade de se proteger contras os raios nocivos do sol, mesmo naquelas em que o sol era o astro rei. Os médicos recomendavam a exposição à luz solar, como uma forma de evitar doenças, mas essa exposição deveria ser moderada, porque o sol em excesso fazia e faz mal à saúde.

Como o Brasil situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultravioleta, os indivíduos de pele clara e que se expõem ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho, seja na realização de atividades físicas ao ar livre ou lazer, são os que apresentam maior risco de contrair problemas na pele. Deve-se, porém, lembrar que mesmo as pessoas de pele morena e negra podem desenvolver os mesmos problemas. Assim, pacientes fotossensíveis deveriam evitar exposição quando a intensidade da radiação ultravioleta for grande, como em altitudes grandes e latitudes baixas e durante o zenith solar no verão. Uma vez que a luz solar é irradiada de todas as partes do céu, esses pacientes deveriam evitar a luz do céu assim como a luz solar direta.

A luz é necessária ao bem-estar dos humanos. A exposição aos raios ultravioleta (Uv) pode induzir alterações sistêmicas, aumentando a concentração de vitamina D circulante ou reduzindo a função imunitária sangüínea. A radiação ultravioleta (Uv), dependendo da constituição individual, predisposição genética, tempo e intensidade de exposição, pode causar envelhecimento precoce da pele, degeneração tecidual antiestética, foto dermatoses, agravamento de doenças preexistentes específicas e cânceres da pele. Por isso, não faça do sol e das irradiações um inimigo, aprenda como se proteger, sem causar danos à saúde. Para evitar problemas futuros, faça de alguns cuidados uma rotina: evite a exposição às irradiações, sem o uso de filtros solares.

Assim, filtros não são somente cosméticos e sim protetores eficazes contra radiações ultravioletas em diversas situações. Desta forma, tais filtros são uma necessidade diária para toda a população, independente de cor, idade, raça e região geográfica, em virtude da proteção contra a queimadura solar, evitando o foto envelhecimento precoce da pele e degeneração tecidual antiestética, além de impedir o agravamento de doenças preexistentes específicas.

II. TIPOS E COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR PARA CADA TIPO DE PELE

Existem duas classes de filtros solares: orgânicos e inorgânicos, classificados rotineira e respectivamente como filtros de efeito químico (filtros químicos) e filtros de efeito físico (filtros físicos).

Os filtros orgânicos são formados por moléculas orgânicas capazes de absorver a radiação UV (alta energia) e transformá-la em radiações com energias menores e inofensivas ao ser humano. Estas moléculas são, essencialmente, compostos aromáticos com grupos carboxílicos.

Os filtros solares inorgânicos são representados por dois óxidos, ZnO e TiO. Estes filtros solares representam a forma mais segura e eficaz para proteger a pele, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo inclusive, os filtros solares recomendados no preparo de foto protetores para uso infantil e pessoas com peles sensíveis.

Assim, escolher um protetor solar adequado não é uma tarefa tão simples. É preciso priorizar o produto adequado ao seu tipo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com