TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoário

Casos: Protozoário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Professorando: Pierre Rodrigues Lemes

PROTOZOÁRIOS

Protozoários são seres unicelulares, constituídos por uma única célula. São autótrofos, heterotróficos ou ambos. Geralmente móveis e amplamente diversos.

De acordo com Ruppert (1996): “A maioria dos protistas habita tanto o mar como a água doce, mas há muitas espécies parasitas, comensais e mutualistas.”

Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido como parasitismo. Existe dois tipos de parasitas: os ectoparasitas que ataca a parte exterior do corpo do hospedeiro e os endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro.

Neste resumo, irá conter a descrição dos 3 principais Filos do Sub-Reino Protozoa (Sarcomastigophora, Apicomplexa e Ciliophora), estes são os mais representativos. Aqui serão chamados de protozoários ameboides, flagelados, ciliados e produtores de esporos.

Protozoários ameboides – amebas: Os protozoários desse grupo locomove-se através de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos e membranosos produzidos a partir da movimentação do citoesqueleto. Estes protozoários ameboides (rizópodos) utilizam os pseudópodes tanto para locomoção quanto para a captura de alimento, estes vivem especialmente em água doce, mas também podem ser encontrados em água salgada e filme d’água. Possuem vacúolo contrátil, para eliminar o excesso de água da célula. São de vida livre ou parasitas. Reproduzem por fissão binária. Neste grupo, é comum também encontrar espécies chamadas de foraminídeos que produzem uma carapaça calcária rígida para proteção. Sua digestão é intracelular em vacúolos alimentares, são assimétricos ou apresentam simetria radial, são ainda, pigmentados (autótrofos fotossintetizantes) ou incolores (heterótrofos fagocitários).

Os protozoários flagelados: são predominantemente de água doce e de vida livre, exibe a maior diversidade em relação ao modo de nutrição, podendo ser autótrofos (que são aqueles que contém clorofila e outros pigmentos fotossintetizantes que permitem a síntese de seu alimento) ou heterótrofos (estes são incolores, desprovidos de qualquer pigmento e dependem da absorção de nutrientes dissolvidos na água em que vivem). Estes se locomovem por meio de flagelos, possui dois tipos de reprodução, assexuada (por bipartição e esquizonia) e sexuada (por conjunção).

Protozoários ciliados e produtores de esporos: são protozoários heterotróficos, sem estruturas de locomoção, em geral assimétricos. Muitos destes são parasitas e produzem esporos como estruturas reprodutivas, sendo estas as formas infectantes. Sua reprodução é assexuada (por esquizogonia) e sexuada (por gamogamia – união de isogametas). Estes são organismos parasitas intracelulares ou dos tecidos de seus hospedeiros.

Os protozoários são importantes componentes dos ecossistemas, bem como fundamentais para a pesquisa, funcionando como modelos para estudos de biologia celular, como indicadores ambientais e, mais recentemente, como fonte de produtos naturais para diversos fins. Apesar de possuir um tamanho diminuto, hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com