TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoários

Dissertações: Protozoários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

1) O que são protozoários?

Os protozoários são seres complexos, unicelulares e eucariotos (possuem membrana nuclear). Eles são considerados seres complexos porque possuem sistema reprodutor, digestivo, locomotivo, produção de energia, entre outros. Podem viver individualizados ou em colônias e até mesmo como parasitas. São encontrados em água doce, salgada, em solos úmidos e até dentro de outros seres. O modo de vida dos protozoários é livre, mas alguns deles, como já dito, são parasitas e podem causar doenças nos humanos.

2) Os protozoários se reproduzem sexuadamente e assexuadamente. Descreva-as e explique-as.

Alguns protozoários podem se reproduzir sexuadamente. Como o Paramecium, um ciliado, que se reproduz sexualmente através de conjugação. A conjugação ocorre da seguinte maneira: duas células se fundem e um núcleo haplóide de cada célula migra para a outra célula. Esse núcleo, chamado de micronúcleo, se funde com o micronúcleo que está dentro da célula. As células parentais se separam e cada uma se torna, então, uma célula fertilizada. Após se dividirem as células irão produzir células filhas com o DNA recombinado. Há também a produção de gametas (gametócitos), que são células sexuais haplóides, por alguns protozoários. Ao longo da reprodução os dois gametas se fundem, formando um zigoto diplóide.

Já de forma assexuada os protozoários se reproduzem por fissão, por brotamento ou por esquizogonia. A esquizogonia é uma fissão múltipla, nela, o núcleo se divide várias vezes no anteceder da divisão celular. Depois de muitos núcleos formados, uma tímida quantidade de citoplasma de concentra ao redor de cada núcleo, e então a célula se separa em células filhas. Outra forma de reprodução celular assexuada é o encistamento. Alguns protozoários em condições adversas produzem uma cápsula protetora denominada cisto. Essa cápsula possibilita a sobrevivência do organismo na ausência de alimento, umidade ou oxigênio, em temperaturas inadequadas ou quando há compostos tóxicos presentes. Ele também permite que uma espécie parasita sobreviva fora de um hospedeiro, o que é importante, pois os protozoários parasitas podem ter que ser excretados de um hospedeiro para conseguir hospedar um novo. Em organismos do filo Apicomplexa o cisto é chamado de oocisto, sendo uma estrutura reprodutiva pela qual novas células são produzidas assexuadamente.

3) O texto abaixo se refere à nutrição dos protozoários, complete-o.

Os protozoários são em sua maioria heterotróficos aeróbicos, embora muitos protozoários intestinais sejam capazes de crescer em anaerobiose. Todos os protozoários vivem em áreas com grande suprimento de água. Alguns protozoários transportam o alimento através da membrana plasmática. Contudo, alguns apresentam uma cobertura protetora, ou película, e necessitam de estruturas especializadas para obter o alimento. Os ciliados se alimentam por ondulação de seus cílios em direção a uma estrutura semelhante a uma boca aberta chamada de citóstoma. As amebas engolfam o alimento circundante envolvendo-o com pseudópodes e causando a fagocitose. Em todos os protozoários, a digestão ocorre em vacúolos envolvidos por membranas, e os dejetos podem ser eliminados através da membrana plasmática ou de um poro anal especializado.

4) Os protozoários podem ser agrupados conforme seu aparelho locomotor. Descreva-os e explique-os.

Há um tipo de aparelho para cada filo. Os Archaezoa se apresentam, geralmente, em forma de fuso, com flagelos projetados na extremidade frontal. A maioria apresenta dois ou mais flagelos. Um exemplo de um arquezoano parasita de humanos é o Trichomonas vaginalis, ele tem uma membrana ondulante, ou seja, uma mebrana com um flagelo na extremidade.

Os Amoebozoa, ou amebas, movem-se estendendo projeções tipo lóbulos do citoplasma, chamadas de pseudópodes. Qualquer número de pseudópodes pode derivar de um lado da ameba, e o restante da célula deslizar para os pseudópodes.

Os Apicomplexa não se locomovem quando adultos e são parasitas intracelulares obrigatórios.

Os membros do filo Ciliophora, ou ciliados, possuem cílios que são similares aos flagelos, no entanto mais curtos. Os cílios são arranjados em filas precisas sobre a célula. Eles se movem em harmonia para propelir a célula em seu ambiente e direcionar

partículas de alimento para a boca.

Dois grupos de células flageladas estão incluídos entre os Euglenozoa. Os euglenoides se movem por meio de um flagelo localizado na extremidade anterior.

A maioria dos euglenoides também possui um ocelo vermelho na extremidade anterior. Essa organela contendo carotenóides percebe a luz e dirige a célula na direção apropriada usando um flagelo pré-emergente; já os hemoflagelados, para sobreviver no fluido viscoso, possuem corpos longos e delgados e uma membrana ondulante.

5) Informe os elementos solicitados:

6) Descreva e explique os filos de protozoários e dê exemplos.

- Archaezoa

Os Archaezoa são eucariotos que não possuem mitocôndrias. Eles têm uma organela singular chamada de mitossomo. Os mitossomos aparentam ser remanescentes de mitocôndria, que estava presente em um ancestral de archaezoa. Muitos Aarchaezoa vivem em simbiose no trato digestório de animais. Os Archaezoa são tipicamente em forma de fuso, com flagelos projetados na extremidade frontal. A maioria apresenta dois ou mais flagelos. Um exemplo de um arquezoano parasita de humanos é o Trichomonas

vaginalis. Como os outros flagelados, o T. vaginalis tem uma membrana ondulante, que consiste em uma membrana com um flagelo na extremidade. O T. vaginalis não apresenta estágio de cisto e precisa ser transferido rapidamente de um hospedeiro para

outro antes que a dessecação ocorra. O T. vaginalis é encontrado na vagina e no trato urinário masculino. Normalmente, esse promicrotúbulos são parasitas intracelulares

obrigatórios. Os protozoários microsporidiais têm sido registrados desde 1984 como causa de várias doenças em humanos, incluindo diarreia crônica e ceratoconjuntivite (inflamação da conjuntiva perto da córnea), principalmente em pacientes com Aids.

- Amoebozoa

Os Amoebozoa, ou amebas, movem-se estendendo projeções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com