TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES UROLOGIA

Por:   •  2/6/2016  •  Exam  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES ProSel LAUBA 2016.1

  1. Sobre o controle da micção, é correto afirmar:
  1. Os centros superiores (corticais) mantêm o reflexo da micção parcialmente excitado, exceto quando se tem a vontade de urinar.
  2. Os centros superiores (corticais) podem evitar a micção, até mesmo quando o reflexo da micção está presente, pela contração tônica do esfíncter vesical externo até o momento conveniente para o esvaziamento.
  3. No momento da micção, os centros corticais podem auxiliar os centros sacrais a iniciar um reflexo de micção e ao mesmo tempo inibir o esfíncter urinário externo, de forma que a micção ocorra sob baixa pressão.
  4. O reflexo da micção é um reflexo totalmente voluntário, que não pode ser inibido pela atividade dos centros corticais.
  5. N.D.A.

Gabarito: B.

  1. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  )  Em condições normais, durante o armazenamento vesical, a musculatura vesical contrai e o aparato esfincteriano relaxa, possibilitando o acúmulo de urina a baixas pressões, desde que a complacência da bexiga esteja preservada.

(  ) O giro pré-central, no córtex frontal, é classicamente reconhecido como o centro cortical da micção, estando associado ao desencadeamento da contração vesical sob condições adequadas e ao seu bloqueio, na maior parte do tempo.

( ) A ponte, por sua vez, comanda a sinergia entre as fases de armazenamento e de esvaziamento vesical através da coordenação entre a contração detrusora e o relaxamento esfincteriano.

(  ) Quanto mais a bexiga se enche, os reflexos de micção tornam-se mais frequentes, causando contrações mais fortes do músculo detrusor presente no corpo vesical.

(  ) Durante a micção ocorre a contração do aparelho esfincteriano e o relaxamento da musculatura detrusora levando ao esvaziamento vesical.

Gabarito: F-V-V-V-F

  1. Sobre o rastreamento do câncer de próstata (CaP) é INCORRETO afirmar:
  1. Homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. 
  2. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com CaP devem começar aos 45 anos.
  3. Toque retal, PSA, e biópsia prostática, de forma complementar, são os principais exames utilizados no rastreamento do câncer de próstata.
  4.  Apenas um dos três exames citados na alternativa anterior é suficiente para o fechamento do diagnóstico de câncer de próstata.
  5. N.D.A.

Gabarito: D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com