TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre O SUS

Trabalho Universitário: Questionário Sobre O SUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 5

1 – O que é SUS?

É uma nova formulação política e organizacional dos serviços e ações de saúde estabelecida pela Constituição de 1988. O SUS é o novo sistema de saúde que está em construção.

2 – Explique a doutrina do SUS – Princípios doutrinários.

Universalidade: Saúde para todos, não podendo negar atendimento a ninguém no território nacional.

Equidade: Reduzir a desigualdades entre as pessoas, dar mais pra quem tem menos e menos pra quem te mais.

Integralidade: Olhar o indivíduo na sua totalidade, saber o que o levou aquele local e quais as causas reais dos seus problemas.

3 – Explique os princípios organizativos do SUS.

REGIONALIZAÇÃO e HIERARQUIZAÇÃO: Organização dos serviços de saúde de forma, levando em consideração a complexidade crescente em certa área geográfica delimitada com a definição da população a ser atendida, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população dessa área.

RESOLUBILIDADE: Quando um indivíduo busca atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência. DESCENTRALIZAÇÃO: Distribuição das responsabilidades entre os vários níveis de governo. O município deve ser de responsabilidade do governo municipal, o estado ou uma região estadual deve estar sob responsabilidade do governo estadual, e, o que for de abrangência nacional será de responsabilidade federal.

PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS: Conferências e Conselhos de saúde, onde 50% dos participantes são usuários, 25% trabalhadores da Saúde e 25% gestores e prestadores.

COMPLEMENTARIEDADE DO SETOR PRIVADO: Serviços comprados ao preço da tabela do SUS e somente quando não houver mais cotas disponíveis em Instituições Públicas ou Filantrópicas.

4 – Quem são os gestores do SUS?

Nos municípios, são as secretarias municipais de saúde ou as prefeituras, nos estados, os gestores são os secretários estaduais de saúde e no nível federal o Ministério da Saúde.

5 – Quem são os prestadores do SUS?

São os hospitais, clínicas e laboratórios que vendem serviços ao SUS ao preço da tabela SUS.

6 – Quais as principais responsabilidades dos gestores nas diferentes esferas de governo: federal, estadual e municipal?

No nível municipal, cabe aos gestores programar, executar e avaliar as ações de promoção,

proteção e recuperação da saúde. Isto significa que o município deve ser o primeiro e o maior responsável pelas ações de saúde para a sua população.

O secretaria estadual de saúde, é responsável pela coordenação das ações de saúde do seu estado. Seu plano diretor será a consolidação das necessidades propostas de cada município, através de planos municipais, ajustados entre si. O estado deverá corrigir distorções existentes e induzir os municípios ao desenvolvimento das ações. Assim, cabe também aos estados, planejar e controlar o SUS em seu nível de responsabilidade e executar apenas as ações de saúde que os municípios não forem capazes.

O Ministério da Saúde lidera o conjunto de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, identificando riscos e necessidades nas diferentes regiões para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, contribuindo para o seu desenvolvimento. Ou seja, ele é o responsável pela formulação, coordenação e controle da política nacional de saúde.

7 – Quem é o responsável pelo atendimento ao doente e pala saúde da população?

O município é o principal responsável pelo atendimento aos problemas desse paciente e quando não tem capacidade para resolvê-lo é responsabilidade dele locomover o paciente até outro município que possa fornecer a assistência adequada naquele momento.

8 – Quem deve controlar o SUS, avaliar se ele está funcionando bem?

Quem deve controlar é a população, o poder legislativo e o gestor de cada uma das três esferas de governo. A população deve ter conhecimento de seus direitos e reivindicá-los ao gestor local do SUS. O sistema deve criar mecanismos através dos quais a população possa fazer essas reivindicações. Os Gestores devem dispor de mecanismos formais de avaliação e controle e democratizar as informações.

9 – De onde deve vir o dinheiro para financiar toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com