TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Dos Carboidratos

Exames: Química Dos Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Química dos Carboidratos

Resumo:

Introdução: Os carboidratos as são biomoléculas mais abundantes da face da Terra. São quimicamente mais simples do que os nucleotídeos ou os aminoácidos, contendo Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. São polidroxialdéido ou polidroxicetona e, segundo o seu tamanho podem ser classificados em três grupos principais de carboidratos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos e constituem as unidades a partir dos quais são construídos os oligossacarídeos e os polissacarídeos. Os monossacarídeos são aldeídos ou cetonas contendo um ou mais grupos hidroxila na molécula.

Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas.

O reagente de lugol(solução com iodo) forma com o amido um complexo de cor azulada, e com o glicogênio cor vermelha, não produzindo coloração com o iodo, celulose, mono e dissacaridios. O reativo de Benedicte (citrato de sódio, carbonato de sódio anidro, e sulfato de cobre) reage em meio alcalino com a hidroxila anomérica livre (oxi-redução) formando óxido de cobre de cor vermelha ou amarela. A reação de Seliwanoff (resorcinol diluído em acido clorídrico) diferencia aldeído de Cetose, formando um composto avermelhado para a função cetose (reação positiva). É bastante comum a utilização de ácidos fortes tais como: ácido clorídrico e ácido sulfúrico concentrado para a hidrólise de osídios (oligossacarídeos e polissacarídeos), para melhores estudos de suas unidades mais simples. (VILLELA, 1973).

Essa prática teve como objetivo a caracterização e demonstração das reações clássicas, com o estudo dirigido para os aspectos qualitativos das reações com os glicídios: Identificação de glicídios, identificação de redutores, diferenciação entre aldoses e cetoses, hidrólise de di e polissacarídeos.

Prática 01: Identificação de carboidratos com reagente Molish

METODOLOGIA: Primeiramente realizou-se a reação com reagente de Molisch. Foram preparados cinco tubos de ensaio (A, B, C, D, E): no tubo A- 1 ml de água destilada; no tubo B- 1 ml de solução de glicose 1%; no tubo C- 1 ml de solução de sacarose; no tubo D- 1 ml de solução de amido 1% e no tubo E – 1 ml de solução de frutose 1%. Adicionaram-se a cada tubo duas gotas de reagente de Molisch - agitando-os. Em seguida, sem agitação e pelas paredes dos tubos, foi adicionado 1 ml de ácido sulfúrico concentrado nos mesmos. Os tubos ficaram em repouso.

RESULTADOS:

DISCUSSÃO: Segundo VILELLA (1973), o teste de Molish é considerado uma reação global para glicídios. O reagente de Molish é composto por uma solução alcoólica de α–naftol a 5%. Sendo assim, ao adicionar-se a glicídios ácido sulfúrico concentrado (forte ação desidratante), as ligações glicosídicas presentes em moléculas de polissacarídeos são facilmente rompidas resultando em monossacarídeos.

Prática 02: Diferenciação entre aldoses e cetoses

METODOLOGIA: Para a diferenciação entre aldoses e cetoses usou-se reagente de Seliwanoff . Inicialmente foi posto 3 ml do reagente nos cincos tubos, em seguida acrescentou-se 5 gotas de água destilada no primeiro, 5 gotas de solução de frutose 1% no segundo, 5 gotas de solução de solução de glicose a 1% em no terceiro, 5 gotas de solução de sacarose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com