TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÒRIO DE UREIA NA URINA

Casos: RELATÒRIO DE UREIA NA URINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  2.326 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Uréia

OBJETIVO: dosagem de uréia no soro.

INTRODUÇÃO:

A uréia é uma substância tóxica proveniente do metabolismo protéico. É sintetizada no fígado, entra na corrente sanguínea e após filtração do sangue pelo rim é eliminada na urina. Pequenas quantidades são eliminadas pelo suor. Está presente em quantidades menores no sangue, na linfa e nos fluidos serosos. O funcionamento dos rins pode ser avaliado através da dosagem de uréia no sangue, uma vez que quando há insuficiência renal observa-se aumento do seu nível no sangue.

Com a progressão da idade observa-se um ligeiro aumento de seus níveis. Pode sofrer influência da quantidade de proteína na dieta. Os níveis séricos da úreia aumentam por glicocorticóides e o hormônio tireoidiano, enquanto os androgênios e o hormônio do crescimento diminuem.

Vários fatores não renais podem alterar sua concentração, por isso a avaliação conjunta com a creatinina é útil para diagnóstico do funcionamento renal.

Os níveis séricos diminuídos são mais raros e decorrem de importante restrição da ingestão de proteínas, reposição excessiva de líquidos, durante a gestação e nas doenças hepáticas graves por diminuição da síntese da uréia.

Sinônimos:

- Uréia sérica.

MATERIAIS: Espectrofotômetro, estante de metal, tubo de ensaio, pipeta graduada de vidro, pipeta automática, ponteira, pêra de segurança, padrão para uréia, reagente de cor para uréia I e II, cronômetro, cubeta. Itens de segurança: avental e luvas.

MÉTODO: nomear 3 tubos de ensaio cada um com uma informação, o primeiro com a letra B (branco), segundo com P (padrão) e o terceiro com A (amostra). No tubo de ensaio com a letra B somente será adicionado 1ml de reagente de cor I, reservar na estante, o tubo com a letra P, será adicionado 1ml de reagente de uréia I e 10Ul de padrão para uréia, reservar na estante, o tubo com a letra A, será adicionado 1ml de reagente de cor I e 10Ul de amostra, colocar na estante juntamente com os outros tubos e levá-los para o banho Maria de 37°C, por cinco minutos, contatos com o auxilio de um cronômetro. Após os cinco minutos adicionar em cada um dos tubos 1ml de reagente para uréia II e voltar ao banho Maria 37°C por mais 5 minutos, totalizando 10 minutos, que causará uma reação esverdeada, posteriormente o banho Maria, colocar o líquido do Tubo B na cubeta e levar até a cavidade do espectrofotômetro próprio dele, e colocar o cumprimento da onda em 600 nanômetros, e calibrar o espectrofotômetro na numeração zero do visor digital, calibrado, deve devolver o líquido ao tubo B, limpar a cubeta e colocar o líquido do tubo P e novamente para o espectrofotômetro, assim automaticamente haverá um valor padrão, no caso de nossa amostra 0,088 mg/dl. E após retornar o líquido P de volta para seu tubo de origem, limpar novamente a cubeta, e colocar o líquido do tubo A e voltar ao aparelho, que apontará um valor no caso de nossa amostra 0,011.

Tubo B P A

Amostra 0 0 10 Ul

Padrão 0 10 Ul

Reagente de cor para uréia I 1ml 1ml 1ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com