TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CONTRLOE MICROBIANO

Ensaios: RELATÓRIO CONTRLOE MICROBIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  2.872 Visualizações

Página 1 de 4

1- INTRODUÇÃO

Os microrganismos podem ter seu crescimento controlado por agentes químicos e físicos, que podem atuar eliminando totalmente os microrganismos ou impedindo o seu crescimento. Vários métodos podem ser utilizados como por exemplo calor, radiações ionizantes e desinfetantes. O controle de crescimento de microrganismos por métodos químicos ou físicos é muito importante nos vários campos da microbiologia tais como saúde humana e animal, industrial, ambiental e em laboratórios de pesquisa. Na área saúde temos a prevenção das infecções hospitalares por procedimentos e técnicas adequadas que compreendem desde o modo correto de lavar as mãos até os procedimentos de controle microbiano indicados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, de modo a garantir segurança tanto aos pacientes quanto à equipe. Em indústrias vários métodos de controle microbiológico são empregados, de modo a garantir a qualidade dos produtos, que podes ser medicamentos, alimentos e cosméticos entre outros. Nos laboratórios de pesquisa e de análises clínicas, estes métodos estão presentes no preparo de meios de cultura, esterilização de vidrarias e equipamentos. Dentre as diversas medidas de controle de microrganismos temos a descontaminação, desinfecção, sanitização, esterilização, anti-sepsia e degerminação. Quanto aos métodos de controle co crescimento microbiano, eles podem ser métodos físicos ou químicos, sendo que, os físicos são temperatura, radiação, filtração, dessecação, remoção de O2 e vibração ultra-sônica; e os químicos são desinfetantes, anti-sépticos e preservativos usados em alimentos. Os agentes químicos e físicos podem atuar em diferentes alvos, a fim de, impedir o crescimento dos microrganismos ou eliminá-los totalmente. Os principais alvos de tais agentes são a parede celular, membrana citoplasmática, enzimas, proteínas, DNA e RNA. Assim, é importante a correta aplicação dos métodos de controle microbiano em várias áreas, uma vez que a escolha dos mesmos depende dos objetivos, do tipo de material e do nível de controle desejado.

3

2- OBJETIVOS Verificar a ação e eficiência de diferentes agentes de controle microbiológico.

3- MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS  Álcool 70%.  Detergente.  Bico de Bunsen.  Estufa.  Papel toalha esterilizado.  Placa de Petri demarcada em quatro regiões distintas contendo meio de cultura.  Sabonete Protex.

3.2 MÉTODOS Iniciou-se a prática ligando o bico de Bunsen e, dentro da zona de segurança, coletou-se uma amostra suja do polegar direito da mão de um dos integrantes do grupo, onde deixou-se em contato com uma região do interior da placa de Petri por um minuto. Em seguida, esse integrante lavou-se a mão utilizando sabonete Protex e repetiu-se o mesmo procedimento em uma região diferente na placa de Petri. Outro integrante lavou-se a mão com detergente e, com o polegar direito, realizou-se o mesmo procedimento em uma região distinta na placa de Petri. Em seguida, um outro integrante lavou-se a mão utilizando álcool 70% e, novamente, repetiu-se o procedimento acima citado. Ao terminar a coleta de amostras, levou-se a placa de Petri para a estufa à 37ºC e deixou-se por 48 horas. Transcorrido o tempo necessário, um dos integrantes voltou ao laboratório e anotou-se os resultados.

4

4- RESULTADOS E DISCUSSÕES

Mão Suja: Ao analisarmos a região da placa na qual continha a amostra da mão suja, observamos o crescimento de colônias gelatinosas e filamentosas.

Protex: Ao analisarmos a região que continha amostra realizada após a lavagem com sabonete Protex, observamos um crescimento grande e desordenado das colônias, mostrando que o mesmo provocou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com