TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REcomendação Nutricional

Artigo: REcomendação Nutricional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Ocorrem vários ajustes no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios para assegurar que o feto receba todos os suprimentos necessários ao seu crescimento. De 50% a 70% de calorias que o feto necessita no ultimo trimestre são derivadas da glicose, cerca de 20% são dos aminoácidos e o restante dos lipídios.

ENERGIA

No primeiro trimestre, a gestante deve manter sua ingestão energética semelhante à do período pré-gestacional, considerando a ausência de acréscimos na fase. Os sintomas comuns durante esse período, como os enjôos e vômitos, também limitam a capacidade de uma ingestão energética mais elevada. Depois o adicional energético é gradativo até o final da gestação levando-se em consideração o ganho de peso e, em contrapartida, a diminuição da atividade física da gestante.

Em 1985, em revisão, a OMS adotou um adicional de 250 kcal para a gestação toda e de 200 kcal no caso de redução da atividade física da gestante.

PROTEÍNA

A utilização da proteína dietética depende da qualidade da mesma. Proteínas de origem vegetal apresentam menor valor biológico e, portanto, necessitam estar presentes em maior quantidade que as de origem animal.

A recomendação, de proteína para gestantes é, portanto de 60 g/dia, considerando que pelo menos 50% dessa proteína seja de alto valor biológico.

CÁLCIO

As modificações hormonais presentes na gestação promovem ajustes no metabolismo do cálcio, permitindo que o organismo aumente o aproveitamento desse nutriente ingerido durante esse período.

Os alimentos lácteos são fontes de cálcio de alta biodisponibilidade devido a presença de lactose e vitamina D.

A recomendação de cálcio para gestantes e nutrizes não difere daquela para mulheres adultas em geral.

ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico auxilia no transporte de fragmentos de carbono entre compostos no metabolismo dos aminoácidos e na síntese de ácidos nucléicos.

Por essa ração, a deficiência de folato prejudica a divisão celular e a síntese protéica. Tal situação apresenta efeitos relevantes para a gestação pelo desenvolvimento de anemia megaloblástica, quando a deficiência de folato for no final da gravidez, e defeito do tubo neural (DTN) quando no inicio da gravidez.

A quantidade de ácido fólico recomendada para gestantes passou a ser de 600µg diárias. Alimentos que contem ácido fólico, como os vegetais verdes escuros, as leguminosas, frutas cítricas, fígado e leite.

FERRO

A gestação a termo confere ao feto quantidades suficientes de ferro, mesmo em situações de anemia ou desnutrição da mãe, pois a eritropoiese fetal é assegurada pela utilização das reservas maternas, mesmo que elas sejam limitadas. Ferro prescrita para a gestante é de 57mg diárias no 2º e 3º trimestre, o que requer suplementação medicamentosa, pois, considerando que a dieta habitual fornece de 6 a 7mg de ferro por 1.000kcal.

A orientação alimentar deve priorizar a ingestão de ferro heme (carnes e vísceras) e melhorar a biodisponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com