TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiografia

Tese: Radiografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Tese  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

Neste espaço ficara o Sumario.

(Referências – Sumário no canto esquerdo do PC, NA PARTE SUPERIOR.)

Selecione o de sua escolha.

Ao acrescentar mais conteúdos, observe a numeração sequencial dos tópicos e subtópicos.

OBS: NÃO COLOQUEI NUMERAÇÃO NA BIBLIOGRAFIA, NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR, POIS ELA PRECISA APARECER NO SUMÁRIO

CONFIRA SE A FORMATAÇÃO QUE FIZ ESTÁ CERTA...

DESTRUA ESTÁ MENSAGEM!!!! RSRSRSRS

1.0. Introdução.

Sabemos que a área da saúde apresenta uma linguagem própria. Pessoas que escutam profissionais da área conversando não compreendem nada. Alguns relatam que conversamos em códigos, para que o paciente não saiba o que se passa. Claro, são comentários leigos. Nossa terminologia possui embasamento secular. Foi padronizada, permitindo a comunicação clara entre diversas partes do mundo. A base da linguagem empregada ao corpo humano está na anatomia. Uma disciplina básica do currículo da saúde estudada por todos os profissionais que decidiram se embrenhar na área.

2.0. Termos Gerais.

2.1. Radiografia.

Uma radiografia é um filme ou outro material de base que possui uma imagem processada de uma determinada região anatômica do corpo do paciente, produzida pela ação dos raios-x no filme.

2.1.1. Radiografia VS Filme de Raios-X.

O filme de raios-x refere-se especificamente à parte física do material onde a imagem onde a imagem radiográfica será exposta. O termo radiografia inclui o filme e a imagem.

2.1.2. Imagens Radiográficas.

Podem ser obtidas, vistas e armazenadas como cópias físicas (radiografias) ou imagens digitais, que podem ser manipuladas, vistas e armazenadas digitalmente.

2.1.3. Exame radiográfico.

Um exame radiográfico simples inclui cinco funções básicas: Identificar o paciente, posicionamento do paciente, seleção das medidas radiológicas, exposição e processamento (revelação).

3.0. Posicionamento Anatômico.

Em posição vertical, braços aduzidos (para baixo), palmas para frente, cabeça e pés virados exatamente para frente. Essa posição corporal especifica é usada como referencia para outros termos de posicionamento.

Observação: Quando se referir a uma parte especifica do corpo em relação a outras partes, o Tecnólogo/Radiologista sempre precisa pensar na pessoa em posição ortostática e anatômica, mesmo quando for descrever as partes de um paciente que está deitado, caso contrário, pode ocorrer confusão ao realizar a descrição.

3.1. Planos Corpóreos.

Quatro planos comuns são usados em radiologia:

• Plano Sagital: É qualquer plano longitudinal que divide o corpo em uma parte direita e outra esquerda. O plano médio-sagital, por vezes chamado de plano mediano, é um plano sagital que passa pela linha média dividindo o corpo em duas partes iguais, uma direita e outra esquerda.

• Plano Coronal: É qualquer plano longitudinal que divide o corpo em partes anterior e posterior.

• Plano Axial ou Horizontal: É qualquer plano transverso que passa através do corpo em ângulo reto ao plano longitudinal.

• Plano Oblíquo: É um plano longitudinal ou transverso que está angulado ou inclinado e não paralelo aos planos sagital, coronal ou horizontal.

3.2. Planos da base do crânio.

Esse plano transverso preciso é formado pela conexão de linhas das margens infra-orbitárias (limite inferior das órbitas ósseas) às margens superiores do meato acústico externo (MAE, a abertura externa do ouvido).

Algumas vezes, também é chamado de plano antropológico ou plano horizontal de Frankfort, como usado em ortodontia e em topografia craniana para medir e localizar pontos cranianos específicos ou estruturas.

3.3. Plano de Oclusal.

Esse plano horizontal é formado pelas superfícies de mordedura dos dentes superiores e inferiores com a mandíbula fechada (usado como um pia¬no de referência da cabeça nas radiografias dentais e de crânio).

4.0. Superfícies e Partes do Corpo.

• Posterior ou dorsal: Refere-se à metade dorsal do paciente, ou aquela parte do corpo observada quando vemos uma pessoa de costas; inclui as plantas dos pés e o dorso das mãos na posição anatômica.

• Anterior ou ventral: Refere-se à metade frontal do paciente, ou aquela parte do corpo observada quando vemos uma pessoa de frente; inclui o dorso dos pés e as palmas das mãos na posição anatômica.

4.1. Termos para superfícies das mãos e dos pés.

Três termos são usados em radiologia para descrever superfícies específicas dos membros superiores e inferiores como descritos a seguir:

• Plantar: Refere-se à região plantar ou à superfície posterior do pé.

• Dorsal: Refere-se à parte de cima ou à superfície anterior do pé. Refere-se à parte de trás ou à parte posterior da mão.

Observação: Os termos dorso ou dorsal em geral referem-se à parte posterior ou vertebral do corpo. Entretanto, quando usado em relação aos pés, o dorso refere-se especificamente à superfície superior, ou aspecto anterior, do pé em oposição à sola, mas, para a mão, à parte de trás ou posterior é a superfície oposta à palma.

• Palmar: Refere-se à palma da mão; na posição anatômica, é o mesmo que superfície anterior

5.0. Incidências Radiológicas.

Incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou trajetória do RC da fonte de raios X quando estes atravessam o pa¬ciente, projetando uma imagem no filme.

• Incidência póstero-anterior (PA): É a incidência de RC de trás para frente. A combinação desses dois termos, posterior e anterior, em uma única palavra é abreviada como PA. O RC penetra na superfície posterior e sai na superfície anterior (incidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com