TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiografia Interproximal

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

A Radiografia Interproximal, ou também Bite-Wing, é indicada para visualização mais precisa das coroas dos dentes posteriores, ou seja, os pré-molares e molares dos lados direito e esquerdo. Permite o registro simultâneo de dentes antagonistas em uma projeção praticamente ortogonal.

As vantagens dessa técnica seriam:

  • Um exame mais rápido e simples, com menos exposição de raios X ao paciente.
  • Maior resolução e nitidez.

Automaticamente, a mesma atende as principais indicações:

  • Diagnosticar cáries oclusais e interproximais.
  • Diagnosticar adaptação das restaurações e próteses fixas.
  • Diagnosticar trauma oclusal.
  • Visualizar câmara pulpar e possíveis alterações.
  • Verificar possível presença de tratamento endodôntico.

O filme tem uma aleta em formato de asa e é colocado dentro da boca do paciente, que o morde. A película utilizada também é chamada de filme interproximal.

O ângulo de incidência deverá ser, verticalmente, de 5º a 10º, pois os dentes se encontram levemente inclinados. Horizontalmente, o feixe de raios-X deve ser paralelo às faces proximais dos dentes, para evitar a sobreposição das mesmas.

Durante a radiografia, o paciente deve posicionar a cabeça paralela ao plano horizontal, para que a imagem saia a mais nítida possível. O filme é colocado paralelo aos dentes, para que o paciente morda a aleta e segure a película radiográfica. Em seguida, os raios X são lançados. O tempo de exposição aos raios depende da sensibilidade do filme.

Com esta radiografia é possível ver a cárie que o dentista não enxerga no exame clínico, ou seja, aquela que ocorre nos lados que estão em contato com um outro dente. Se uma cárie for detectada precocemente, ela pode ser tratada de forma conservadora (com aplicação de flúor e mudança nos hábitos alimentares) ou restauradora (através de restaurações simples).

Caso a cárie não for diagnosticada logo, ela pode aumentar de tamanho com o tempo e passar de uma simples restauração para um tratamento de canal. Continuando, se a doença periodontal não for diagnosticada precocemente, o dente perde seu suporte ósseo até ficar com grande mobilidade e cair.

Ainda, as radiografias interproximais servem para ver a adaptação de próteses e restaurações que já estão na boca. Quando houver falta de adaptação, estas próteses ou restaurações precisam ser substituídas para evitar a cárie e a doença periodontal.

Portanto, é importante o dentista solicitar uma radiografia para o paciente, a fim de ter um diagnóstico completo, pois, em odontologia, prevenir sempre é bem melhor do que remediar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com