TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações da Embrapa sobre cultivo de cabras e ovelhas

Tese: Recomendações da Embrapa sobre cultivo de cabras e ovelhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Dicas da Embrapa para a criação de caprinos e ovinos

Fonte: Caprinos & Ovinos em Revista – Embrapa, jan./mar. 2009

Pesquisadores orientam sobre a escolha da raça e a alimentação indicada para os animais

A escolha da raça de caprinos e ovinos a ser criada depende do sistema de produção em que está inserido o criador, e está relacionada às condições ambientais (clima, região, etc.), além dos aspectos de mercado e objetivo da propriedade. A orientação é dos pesquisadores da Embrapa Caprino e Ovinos. Segundo eles, o ideal é que a raça seja adequada à propriedade, não o contrário.

Dessa forma não existe uma raça superior para todas as condições. Em cada situação é possível ter diferentes alternativas. De qualquer forma, um fator importante na escolha da raça é a disponibilidade para aquisição, tanto em relação ao valor de mercado quanto ao número de animais disponíveis.

As seguintes raças, em estado puro, apresentam alguma disponibilidade para aquisição no Brasil, de acordo com o objetivo da exploração:

- caprinos de corte: Boer e Anglo nubiana;

- caprinos leiteiros: Saanen, Pardo Alpina, Anglo- nubiana, Toggemburg;

- ovinos de corte: Santa Inês, Dorper, Morada Nova, Somalis Brasileira, Texel, Suff olk, Poll Dorset, entre outras.

Entretanto, a maioria dos sistemas de produção no Brasil, principalmente na região Nordeste, está baseada em animais mestiços, com grande participação de animais sem raça definida.

Alimentação

Quanto à alimentação, quando questionados sobre a substituição do uso do milho pelo da mandioca na dieta de caprinos e ovinos, os pesquisadores respondem que a mandioca é uma planta que contém muita energia na raiz e muita proteína na parte aérea. Portanto, excelente para alimentação de ruminantes.

Assim, a parte aérea deve ser utilizada na forma de feno e a raiz como raspa (cortada em fatias finas e seca ao sol). Existe uma máquina para produção de raspa. A raiz contém 3,75 Mcal de energia metabolizável e 3,0% de proteína bruta. A rama pode conter até 19% de proteína bruta e 2,5 Mcal de energia metabolizável. A rama é o terço final, ou seja, a parte enfolhada.

Quando se adiciona a parte inferior, o material vai tornando-se mais fibroso (com menos energia) e com menos proteína. Assim, a rama é um volumoso de alta qualidade, se não for incluída a parte lenhosa. Já a raiz pode ser utilizada em concentrado em substituição ao milho.

O milho contém mais proteína, mas energeticamente esses produtos são muito semelhantes. É importante ressaltar que a mandioca contém ácido cianídrico que pode levar o animal a morte, caso estes alimentos sejam consumidos na forma natural. No entanto, por se tratar de um produto volátil, ao secar a rama ou a raiz, esse princípio tóxico desaparece totalmente e não apresenta risco.

Instalações e Fases de Criação dos caprinos

O chiqueiro recomendado para a criação de caprinos deve ser rústico, destinado ao abrigo e manejo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com