TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultivo Arroa No Tocantins

Artigos Científicos: Cultivo Arroa No Tocantins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

CULTIVO DO ARROZ NO ESTADO DO TOCANTINS

SOLOS

O Brasil apresenta uma grande diversidade de classes de solos. Para agrupar os solos brasileiros de acordo com suas característica comuns, disponibilizar uma ferramenta para previsão do seu comportamento diante de determinados usos e/ou práticas de manejo e permitir a comunicação entre os diversos profissionais que atuam na ciência do solo e áreas correlatas, desenvolveu-se o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). O SiBCS congrega o conhecimento e o estado atual da arte sobre os solos brasileiros, nomeando, hierarquizando, agrupando e separando os solos, de acordo com as características comuns ou diferenciais. As classes e características dos solos citadas neste trabalho referem-se àquelas descritas no SiBCS.

Extensão e distribuição

Com base no mapa de solos do Brasil, publicado pela Embrapa Solos, em 2003, e no atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, pode-se, de maneira bastante genérica, distinguir oito classes de solos representativas do Estado do Tocantins, cuja extensão e distribuição é detalhada na Figura 1 e na Tabela 1.

As classes dos Latossolos, Plintossolos, Argissolos e NeossolosQuartzarênicos distribuem-se em aproximadamente 90% da área. Solos considerados jovens, como os NeossolosLitólicos e Cambissolos, ocupam em torno de 6% da área tocantinense. Estes, em geral, apresentam aptidão restrita ou nula ao cultivo agrícola em grande escala, seja devido a sua pequena profundidade efetiva e presença freqüente de cascalhos na superfície, seja devido ao relevo geralmente movimentado, característico das paisagens onde ocorrem.

Método de irrigação

A irrigação por inundação contínua, com lâmina de água estática, é o método de irrigação mais utilizado na cultura do arroz no Estado do Tocantins, tanto nos terrenos regularizados/sistematizados como nas áreas de várzeas úmidas, em que não há controle da água. Poucas propriedades utilizam lâmina de água corrente.

A inundação intermitente também é pouco utilizada no Estado. A utilização de lâmina de água estática dificulta a solução do problema relacionado à elevada temperatura da água de irrigação, acima de 35ºC, fato muito comum no Tocantins. Isto pode prejudicar a cultura, dependendo da suscetibilidade dacultivar usada. Tanto a utilização de lâmina de água corrente como a inundação intermitente contribuem para minimizar esse problema.

Cabe destacar que a inundação intermitente não deve ser utilizada a partir do início da floração do arroz, pois a ausência de lâmina de água neste estádio da cultura favorece a ocorrência de brusone nas panículas.

Consumo de água

O consumo de água pelas lavouras tocantinenses depende, principalmente, da altura do lençol freático que, por sua vez, depende do nível de água dos rios, o qual é afetado pelo regime de chuvas. Assim, na época em que ocorre menos precipitações pluviais, normalmente a partir de janeiro, a dotação de rega requerida é da ordem de 4,0 a 4,5 L s-1 ha-1. Vale lembrar que 4,0 L s-1 ha-1eqüivalem, aproximadamente, a uma chuva de 35 mm. É necessário, portanto, ajustar o tamanho da área cultivada à possibilidade de fornecimento da dotação de rega requerida no período mais crítico.

Em anos em que ocorrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com