TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Motor

Exames: Reflexo Motor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 3

Um bom exemplo de como ocorre o funcionamento do sistema nervoso, baseado na transmissão de informações via impulsos nervosos são os movimentos chamados reflexos.

Atos e arcos reflexos: reflexos são movimentos rápidos e involuntários, elaborados pela medula espinhal, sem a interferência do encéfalo, geralmente em situações de emergência, com o intuito de resguardar a integridade física do organismo.

A figura a seguir mostra o reflexo patelar, no qual ocorre a contração do quadríceps em resposta ao estiramento causado pela martelada no tendão:

Observe que no reflexo de retirada (lado direito da figura) há um neurônio associativo, ou interneurônio, cuja função é a de conduzir o impulso nervoso para o neurônio motor e para o encéfalo, para que se tome consciência do fato ocorrido.

OBS: ato reflexo é o ato em si, o movimento causado pela contração muscular. Arco reflexo seria o caminho percorrido pela informação via impulsos nervosos:

Neurônios/nervos sensoriais ou aferentes -> Interneurônios na medula espinhal (SNC, onde se dá o processamento das informações e elaboração de uma resposta) -> Neurônios/nervos motores ou eferentes -> Músculos (estruturas efetoras).

No link a seguir há um explicação muito boa sobre a transmissão de impulsos nervosos durante a elaboração de uma resposta reflexa:

Reflexo de Estiramento Muscular Dinâmico e Estático:

- Estiramento Dinâmico: via fibras Ia com contração reflexa.

- Estiramento Estático: via fibras Ia e II com reflexo contínuo e lento – possui importância na manutenção do músculo contraído quando o mesmo estiver estirado excessivamente.

- Reflexo de Estiramento Negativo –

- Este reflexo se opõem ao estiramento do músculo.

- Dinâmico: resposta ao estiramento súbito.

- Estático: resposta ao estiramento mantido.

- Função Amortecedora dos Reflexos Dinâmicos e Estáticos:

- Impede alguns tipos de oscilações – movimentos bruscos.

- Os sinais provenientes do sistema nervoso para o músculo é irregular, alternante, o que não propiciaria uma contração contínua mas sim espasmódica – nestes casos os fusos compensam estabilizando o movimento.

- Papel do Fuso Neuromuscular na Atividade Motora Voluntária

- Sempre que estímulos vão do córtex cerebral até os músculos via neurônios Aa há uma co-ativação das fibras A?. Esse fato resulta numa harmonia na contração entre as fibras intra e extrafusais.

- Áreas cerebrais do controle do neurônio motor ?: o tronco cerebral (zona bulborreticular facilitadora) inerva diretamente os neurônios motores gamma sendo influenciada por outras áreas corticais, cerebelares e também por fibras provenientes dos núcleos da base.

- O fuso neuromuscular estabiliza a posição do corpo durante uma ação motora tensa – os fusos proporcionam um alto grau de estabilidade e posicionamento exato por estímulos das fibras intrafusais das extremidades musculares – há um aumento da sensibilidade do fuso neuromuscular – qualquer movimento forçado resulta num reflexo.

- Aplicações Clínicas do Reflexo de Estiramento Muscular:

- Reflexo Patelar: reflexo de estiramento dinâmico ao percutir a patela – este reflexo avalia a presença de lesões medulares como também do córtex motor.

- Clono: verifica-se uma oscilação do reflexo muscular. Por exemplo no reflexo tornozelo-gastrocnêmio.

Reflexos Tendinosos de Golgi (Reflexo Miotático Invertido)

- Ajuda a controlar a tensão muscular.

- Há um receptor sensorial encapsulado no interior do tendão.

- Apresenta respostas dinâmicas e estáticas.

- Inervação por fibras Ib entrando na medula pelo corno dorsal atingindo um interneurônio inibitório que inibirá o neurônio motor anterior.

Natureza Inibitória do Órgão Tendinoso de Golgi:

- Quando estimulados, os receptores tendinosos de Golgi fornecem uma resposta inibitória do movimento (feedback negativo). Este reflexo impede uma tensão excessiva no músculo com conseqüente ruptura das fibras musculares ou mesmo do tendão.

- A reação de alongamento protege o músculo por causar um relaxamento instantâneo devido ao excesso de tensão.

- Evita a sobrecarga muscular distribuindo uma força por todo o músculo

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »