TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos Somáticos E Vicerais Do Ser Humano

Artigo: Reflexos Somáticos E Vicerais Do Ser Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  1.934 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO:

Na manutenção da estabilidade do meio interno (homeostase), nota-se a participação integrada de vários sistemas orgânicos. Muitos dos sistemas de controle homeostático do organismo têm como base fisiológica uma sequência de estímulo-resposta, o reflexo. Em muitos reflexos, o indivíduo tem consciência do estímulo e/ou da resposta, noutros, nomeadamente nos que regulam o meio interno, não existe qualquer consciência por parte do indivíduo. (GANNONG, 1997)

Em sentido estrito, um reflexo é uma resposta involuntária, não premeditada, e não aprendida a um determinado estímulo. É uma reação corporal automática à estimulação.

A via que medeia um determinado reflexo constitui o seu arco reflexo e esse é constituído por um órgão sensitivo, um neurônio aferente, uma ou mais sinapses numa estação de integração, um neurônio eferente e um efetor.

Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano (nervo aferente ou sensitivo) transmite-o até a medula espinhal passando pela raiz nervosa dorsal. Na medula ou no encéfalo, neurônios associativos (centro nervoso ou coordenador) transformam o estímulo em uma ordem de ação. Essa ordem sairá da medula pela raiz nervosa ventral e será enviada através das fibras motoras (ou eferentes) ao órgão (glândula ou músculo) que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse movimento forma um arco, que é chamado de arco reflexo. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas. (BERNE, 2006)

O arco reflexo é então a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo, sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico e consequentemente antes deste comandar uma resposta. (GUYTON,2011)

Os reflexos vão desde sua concepção mais simples (reflexos monossinápticos- segmentares) até a mais complexa(reflexos polissinápticos- supra segmentares) que envolve a participação dos centros superiores.O arco reflexo simples é constituído por uma única sinapse entre um neurônio aferente e um eferente, como é o caso do reflexo miotático e do reflexo de estiramento. O arco reflexo mais complexo tem um ou mais interneurônios intercalados entre os neurônios aferente e eferente e é o caso dos reflexos da tosse e da deglutição por exemplo. (VANDER, SHERMAN, LUCIANO,1998)

Os reflexos podem ser classificados também de acordo com seus efeitos: os reflexos somáticos, que respondem através de músculos esqueléticos, agindo sobre o meio ambiente externo do organismo; e os reflexos viscerais, que respondem através de músculos liso, cardíaco ou glândulas, agindo sobre o meio ambiente interno do organismo.

Observando-se Homo sapiens com sistema nervoso íntegro, e sabendo-se da importância de se conhecer os reflexos observados em condições normais no ser humano quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas do corpo, procurou-se através da prática realizada entender-se as ações reflexas perante estímulos somáticos, primeiramente, e viscerais, posteriormente.

1. METODOLOGIA:

I- Reflexos somáticos:

A fim de testar o reflexo plantar foi feito um movimento na planta do pé utilizando a ponta de um lápis.

Então, testou-se o reflexo corneal mediante o toque da córnea com a ponta de um lenço de papel, depois fez-se o mesmo procedimento tocando a esclerótica.

Para fazer o teste do reflexo patelar, um dos alunos sentou sobre a bancada de forma que suas pernas pudessem balançar livremente. Então ao fazer a percuta do ligamento patelar, logo abaixo da rótula, com um martelo de borracha pode-se observar o resultado. Depois, agarrando fortemente os punhos e puxando-os em sentidos opostos (manobra de jendrassik) o aluno foi novamente submetido ao teste.

Após, outro aluno foi escolhido para observar o reflexo aquileu. Ele foi posicionado de forma que os joelhos estivessem apoiados sobre uma carteira para que os pés pudessem se movimentar livremente. Fez-se uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles com o martelo de borracha.

O teste do reflexo tricipital foi realizado posicionando o braço de um dos alunos sobre uma das mãos do examinador de forma que seu antebraço pudesse movimentar-se livremente e ao fazer a percussão com o martelo de borracha sobre o tensão de inserção do tríceps braquial observou-se os resultados.

II- Reflexos viscerais:

Para testar o reflexo fotomotor um dos alunos que foi submetido a olhar para um ponto luminoso. O diâmetro da pupila no centro da íris foi observado. Depois, o aluno cobriu os olhos com as mãos por 10 segundos, não deixando penetrar luz, no entanto, permaneceu com os olhos bem abertos. Após passado o tempo, ele retirou uma das mãos e foi observado o que ocorreu com o diâmetro da pupila. Foi examinado ainda o reflexo fotomotor consensual quando de incidiu uma lanterna em apenas um dos olhos, enquanto parte do grupo observava o que acontecia com o diâmetro da pupila do olho iluminado e a outra observava o que ocorria com a pupila do olho não iluminado.

O reflexo bradicárdico foi testado nas seguintes etapas: primeiro, um aluno teve sua frequência cardíaca examinada através da palpação do pulso radial por 30 segundos, em seguida, ele mergulhou em uma bacia com água fria por 15 segundos. Após 5 segundos determinou-se a frequência novamente por 30 segundos.

2. RESULTADOS:

I. Reflexos somáticos:

Ao teste do reflexo plantar o aluno examinado apresentou flexão dos dedos.

Quando a córnea do aluno foi tocada com a ponta do papel o aluno fechou bilateralmente as palpebras. Quando a parte do bulbo tocada foi a córnea, o aluno fechou as pálpebras mais lentamente.

Ao testar o reflexo patelar o aluno apresentou flexão da perna. Com a manobra de jendrassik observou-se uma flexão mais intensa

No teste do reflexo Aquileu houve flexão plantar.

Ao fazer a percussão do tendão tricipital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com