TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Dissertações: Direitos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2012  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  2.816 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Direitos humanos são direitos fundamentais de cada pessoa a partir do momento em que nascemos. O Brasil possui políticas para erradicar o trabalho infantil, mas apesar disso nossas crianças estão perdendo seus direitos. As crianças e adolescente saem de casa cedo para ajudar no sustento da família. O Estado e a família e a sociedade civil são responsáveis por garantir o direito à educação, lazer, proteção, mas também convívio familiar e comunitário, mas muitas de nossas crianças chegam a idade adulta sem alcançar o nível de conhecimento necessário para sua vida adulta. O domínio da leitura e escrita hoje é fundamental na hora de contratação de uma empresa, por isso muitas pessoas tem buscado qualificações nessa área. Mas não é somente para a área do trabalho que a escrita e a leitura são importantes, também para participação social e exercício efetivo da cidadania.

ABSTRACT

Human rights are fundamental rights of every person from the moment we are born. Brazil has policies to eradicate child labor, and yet our children are losing their rights. Children and adolescents leave home early to help support the family. The state and the family and civil society are responsible for ensuring the right to education, recreation, protection, but also family and community, but many of our children reach adulthood without reaching the level of knowledge necessary for adult life. The field of reading and writing is essential in today's time to hire a company, so many people have sought qualifications in this area. But it is not only to the area of work that writing and reading are important, also for social participation and effective exercise of citizenship.

INTRODUÇÃO

O combate ao trabalho infantil é, uma questão de direitos humanos. A responsabilidade principal da política, legislação, estratégias e ações orientadas para eliminar o trabalho infantil é missão governamental que deveriam investir mais na educação e também em programas de lazer afastarem as crianças das ruas. O trabalho infantil deve ser eliminado, em particular nas suas manifestações mais intoleráveis, por não ser consistente com a ética de uma sociedade democrática que objetiva a eqüidade e a igualdade de oportunidades para todos os seus cidadãos.

TRABALHO INFANTIL, A EDUCAÇÃO E A LEITURA EM NOSSO PAÍS VISANDO OS DIREITOS HUMANOS DE CADA INDIVÍDUO

Direitos humanos são direitos fundamentais de cada pessoa a partir do momento em que nascemos. Sem eles não podemos participar de uma vida digna na sociedade e por fazer parte das necessidades essenciais dos seres humanos, como: alimentação , saúde, moradia, educação, etc. Além dos direitos humanos o Direito se manifesta de várias formas: os direitos individuais que, ligados ao individuo, que dá o direito a igualdade entre as pessoas; os direitos sociais, garantem liberdade, ou seja o direito de todos; os direitos fundamentais que são os diretos que nascem com o indivíduo; os direitos políticos que referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, dentre muitos outros. Como vimos no gráfico trabalho infantil tem sido maior nesses últimos períodos. Isso faz com que destrói a dignidade humana, perca de infância e má formação escolar devido a problemas econômicos e financeiros de seus pais, e principalmente problemas socioeconômicos e culturais vigentes em nosso país. O trabalho infantil, realizado por crianças com idade inferior ou igual a 14 anos, ocorre mais freqüente, quanto mais baixo for o nível de renda da família que a criança pertence, quanto menor o nível educacional dos pais, quanto maior o tamanho da família, quanto maior a instabilidade do emprego dos outros membros familiares, entre outros fatores. Na letra da musica de Charlie Brown Jr ( Não é Sério) com participação de Negra L. fala que as coisas um dia vão mudar, se não mudar, para onde vou..., ele retrata que os jovens não são levados à sério.

As crianças não tem consciência de que estão perdendo seus direitos humanos, além de serem imaturos fisicamente e psicologicamente. Apesar do Brasil possuir políticas para acabar com o trabalho infantil, ele precisa fazer valer algumas reformulações dinâmicas e econômicas para que crianças e adolescentes participem de programas, condições para que essas crianças não tenham que sair de casa tão cedo para ajudar no sustento da família. Sabemos que foram criados órgãos, alteradas leis e implantados programas de geração de renda para as famílias, jornada escolar ampliada e bolsas para estudantes, tudo isso pensando na dignidade dessas crianças, já que crianças de até 14 anos de idade devem se dedicar exclusivamente à escola. O Estado, a família e a sociedade civil são responsáveis por garantir o direito à educação, lazer, proteção, mas também convívio familiar e comunitário. Devemos entender que o trabalho infantil prejudica o aprendizado, fazendo com que a criança cresça sem alcançar o nível mínimo de conhecimento necessário para sua vida adulta.

O domínio da leitura e da escrita na sociedade brasileira tem sido cada vez maior, podemos observar isso no grau de qualificações que uma empresa pede na hora de contratar um funcionário exigindo do candidato às mais diversas funções que demonstre domínio da língua portuguesa, que seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com