TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de reflexos viscerais autonômicos em humanos

Projeto de pesquisa: Observação de reflexos viscerais autonômicos em humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO.

De acordo com Guyton (2006) o sistema nervoso autônomo controla, principalmente, as funções viscerais, entre algumas de suas características estão: motilidade gastrointestinal, temperatura corporal, esvaziamento da bexiga, sudorese, controle da pressão arterial. O sistema opera através de reflexos viscerais, ou seja, sinais sensoriais (via aferente) de um órgão visceral podem entrar no centro de integração e retornar como respostas reflexas subconscientes (via eferente) para o órgão visceral (efetuador). Entre os centros de integração há os gânglios autônomos, tronco cerebral e o hipotálamo.

O sistema nervoso autônomo é dividido de acordo com os sinais autônomos eferentes em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Geralmente, os dois sistemas agem de forma antagônica, enquanto um excita um órgão o outro inibe. Assim, o simpático causa dilatamento das pupilas (midríase) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca), já o parassimpático causa contração da pupila e bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) quando ambos são estimulados.

OBJETIVO.

O objetivo dessa experiência é observar os reflexos autônomos viscerais no ser humano, diferindo-os de simpático e parassimpático.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais:

Lanterna.

Papel.

Bacia com água fria.

Métodos:

A prática procedeu-se da seguinte forma primeiramente a turma foi dividida em quatro bancadas, em cada bancada dois alunos olharam para um ponto iluminado qualquer e verificou-se o diâmetro da pupila.

Cobriram-se, em seguida, os olhos dos alunos por cerca de 10 segundos, verificou-se, novamente, o diâmetro da pupila.

Com uma lanterna, incidiu-se luz na pupila de um único olho e, em seguida, verificou-se o diâmetro da pupila em ambos os olhos.

Beliscou-se com grau de surpresa a pele da “nuca” dos alunos e verificou-se o que ocorreu com o diâmetro da pupila dos mesmos.

Determinou-se a frequência cardíaca com a técnica da palpação do pulso radial de um aluno. Em seguida, mergulhou-se o rosto do examinado em uma bacia de água fria durante 15 segundos.

Após isso, aguardou-se 5 segundos e, da mesma forma anterior, determinou-se a frequência cardíaca.

RESULTADOS.

Prática estimulada

Individuo I

Individuo I

Reflexo fotomotor

Miose *

Midríase

Miose *

Midríase

Reflexo espino-ciliar

Midríase

Midríase

Tabela 01. Resultados dos reflexos autônomos viscerais em Homo sapiens. Floriano – 2012.

Legenda: * (Olho iluminado com feixe de luz da lanterna).

Alunos

Frequência Cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com