TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Analises Clinias

Dissertações: Relatorio De Analises Clinias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  5.385 Palavras (22 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

Relatório de Estágio Supervisionado em

Laboratório de Análises Clínicas

GLEICY KELLY MORAIS ALVES

Barra do Garças, Outubro de 2014.

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

Relatório de Estágio Supervisionado em

Laboratório de Análises Clínicas

GLEICY KELLY MORAIS ALVES

Trabalho apresentado pela acadêmica Gleicy Kelly Morais Alves ao curso de Farmácia da UNIVAR como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de Estagio Supervisionado em Laboratório de Análises Clínicas, sob orientação da professora Msc Aurea Damaceno Alves.

Barra do Garças, Outubro de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 4

2. OBJETIVO GERAL ......................................................................................................... 5

2.1. OBJETIVO ESPECIFICO ....................................................................................... 5

3. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO ...................................................... 5

4. CONTROLE DE QUALIDADE ...................................................................................... 6

5. POLITICAS DE SAUDE PUBLICA ............................................................................... 7

6. ATIVIDADES REALIZADAS ........................................................................................ 7

7. ATENÇÃO FARMACÊUTICA .................................................................................... 22

8. CONCLUSÃO ................................................................................................................. 24

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 25

1. Introdução

A Análises Clínicas é uma das mais importantes áreas da saúde. Dentre várias atuações dentro de análise está o diagnóstico de exames de doenças. Fundamental para os médicos, pois é a partir dos resultados, que eles iniciam tratamentos. O farmacêutico que atua na analises clinicas pode realizar exames de várias naturezas, além de poder interpretar e emitir laudos se responsabilizando tecnicamente.

Dentro desse contexto o farmacêutico ainda pode prestar orientação ao paciente sobre o resultado, a realização do exame e possíveis interações medicamentosas, prestando assim, a assistência farmacêutica. O laboratório que conta com o farmacêutico como responsável técnico, possui um profissional apto a perceber possíveis alterações nos resultados de exames laboratoriais em decorrência do uso de medicamentos, entre outros benefícios para o paciente que solicita a análise.

O Estágio em Análises Clínicas tem o objetivo apresentar as atribuições do farmacêutico ao estagiário dentro de um laboratório, como ocorre o funcionamento deste estabelecimento e a rotina de trabalho do profissional farmacêutico. O presente relatório descreve as atividades referentes ao período de Estagio Supervisionado em Laboratório de Análises Clínicas realizado no entre os dias 15 de Março de 2014 a 15 de Julho de 2011, sendo realizadas atividades teóricas, com discussão de patologias frequentes, discussão de casos clínicos e atividades práticas como realização de exames. Neste trabalho serão relatadas todas as atividades desenvolvidas e uma descrição crítica de todo o período em questão.

O estágio supervisionado em laboratório de análises clinicas foi realizado no Laboratório Central situado na Rua Waldir Rabelo 706 Centro, Barra do Garças – MT sob responsabilidade do biólogo Nicomedes Rodrigues Machado (CRBio – 33790/01-D) – Especialista em Genética e Saúde Pública, do biomédico Fernando Almeida Lima (CRBM – 4040) – Especialista em Saúde Pública e sob orientação da professora Msc Aurea Damaceno Alves.

2. Objetivo Geral

Aplicar o aprendizado teórico-cientifico adquirido durante a formação acadêmica através do desenvolvimento de atividades práticas pertinentes à atuação do profissional farmacêutico. A formação profissional que tenha sua atenção voltada para a coletividade baseando-se em pesquisas que esclareçam o melhor método e melhor kit a ser utilizado, para um exame de ótima confiabilidade.

2.1 Objetivos Específicos

Vivenciar participando no desenvolvimento de atividades motivacionais junto à equipe multiprofissional;

Integrar as áreas de análises clínicas em todas as subáreas relativas a testes e exames;

Caracterizar a clientela do local, observando aspectos sociais, econômicos e culturais;

Desenvolver boa relação com paciente e equipe multiprofissional;

Desenvolver a reflexão crítica para ajudar a modificar o que pode ser melhor, com ações de promoção à saúde e criar materiais educativos voltados a população assistida.

3. Caracterização do Laboratório de Estágio

O estágio foi realizado no Laboratório Central, localizado no centro da cidade de Barra do Garças – MT, totalizando 190 horas desenvolvidas em vivência prática de exames clínicos. Exames esses que englobam, serviços técnicos de laboratório como microbiologia, parasitologia, hematologia, uroanálises, sorologia e imunologia, bioquímica clínica, hormônios e controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com