TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Análise De Leite

Dissertações: Relatorio Análise De Leite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.609 Visualizações

Página 1 de 2

O leite apresenta-se praticamente indispensável à alimentação humana desde o nascimento. Por esse motivo, o estudo da química do leite assumiu grande importância para a garantia de qualidade desse produto e contribui decisivamente no desenvolvimento de novos produtos em laticínios.

O leite apresenta elevado valor nutritivos, seus principais componentes são a água, a lactose, a gordura, as substâncias proteicas e os sais minerais nomeadamente cálcio e fósforo.

A caseína, proteína maioritária no leite, é de alta qualidade e particularmente adequada ao organismo para a elaboração e reparo de tecidos musculares

A lactose, não é tão doce quanto o açúcar de cana, não fermenta rapidamente e por isso provoca alterações digestivas como acontece com outros tipos de açúcares

A gordura presente no leite quando comparada com outras gorduras é uma fonte rica de energia servindo de meio de transporte para as vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K. Esta encontra-se sob a forma de emulsão.

Os sais minerais encontrados no leite, especialmente o cálcio e o fósforo são essenciais para a estrutura dos ossos e dentes de indivíduos de todas as idades, sobretudo para lactantes e crianças.

Há diversos métodos de análises para determinação da qualidade do leite, temos as análises organolépticas, as quais visam identificar corretamente a cor, o cheiro e os aspectos, esses testes são realizados profissionais devidamente treinados e muitas vezes as amostras que são rejeitadas já nessa primeira etapa não são encaminhadas para análises posteriores. A cor do leite deve ser branca ou levemente amarelada, o cheiro limpo e quase imperceptível.

Assim que o leite chega para análise, os primeiros testes a serem realizados são os microbiológicos, os quais tentam identificar qualquer tipo de contaminação microbiológica. Em seguida, são realizados os teste de:

 Densidade: eficaz na determinação de fraudes, pois consegue identificar se o leite foi desnatado ou aguado. O leite normal pode ter sua densidade variando entre 1,029 e 1,035, com a maioria das amostras situando-se entre 1,030 e 1,033. Um leite com baixo teor em gordura apresentará menor densidade enquanto que uma amostra com alto teor de gordura mostrará alta densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com