TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Analises Clinicas

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Analises Clinicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  4.724 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica.

A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento do espécime diagnóstico, antes da determinação analítica. Ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial, dentro ou fora do laboratório de análises clínicas.

A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interno na amplitude normal e patológica, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado. Já a fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente.

Além disso, o laboratório de análises clínicas é responsável por auxiliar o médico na detecção de patologias e condições fisiológicas através de exames em materiais biológicos (sangue, urina, fezes, escarro, fluídos orgânicos). O laboratório clínico de divide em diversas áreas. Entre elas:

- Bioquímica: Análise dos componentes do sangue, fezes, urina e fluídos orgânicos.

- Hematologia: Análise minunciosa dos componentes das células do sangue.

- Imunologia: Análise de todos os corpos estranhos através das reações antígeno-anticorpo. Em alguns laboratórios é responsável ainda pela dosagem hormonal.

- Microbiologia: Detecção de bactérias e fungos no sangue, fezes e fluídos orgânicos.

- Parasitologia: Detecção de parasitas nas fezes e no sangue.

- Urinálise: Exames de urina e eventualmente alguns fluídos orgânicos.

Para realizar um exame laboratorial pode-se utilizar os seguintes tipos de amostras: sangue, urina, fezes, secreções, raspados, esperma, e líquidos cavitários. Para cada tipo de amostra deve-se observar as condições em que devem ser coletadas e armazenadas para garantir que não sejam somados mais fatores de erros a análises. Deve-se orientar adequadamente o paciente quanto ao preparo a ser realizado antes da coleta, o qual é específico para cada tipo de análise. Por exemplo, se há necessidade de jejum, de quantas horas; realização de exercício físico; ingestão de bebidas alcóolicas ou estimulantes. Deve-se observar ainda informações sobre aspectos referentes ao paciente que podem interferir nos resultados, como por exemplo: idade, sexo, etnia, gravidez, período do ciclo menstrual, uso de medicamentos, presença de doenças concomitantes, tabagismo, alcoolismo, etc.

No Laboratório Regional de Análises Clínicas são realizadas somentes 3 áreas, que são Hematologia, Bioquímica e Urinálise.

Hematologia

Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos , "estudo, tratado,discurso". A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, aprodução desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.

A análise dos elementos figurados do sangue pode ser qualitativa, como a observaçãoda aparência das células sanguíneas. Ou pode ser quantitativa, com base na execução das contagens de células. O laboratório de hematologia executa testes para detectar e monitorar tratamentos de anemias, leucemias e desordens hereditárias do sangue, como a hemofilia. Os efeitos de certos tratamentos, como a quimioterapia contra o câncer, podem ser determinados por testes hematológicos. Os exames utilizados na investigação hematológica incluem: Hemograma, Mielograma, Velocidade de hemossedimentação (VHS), Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA), Tempo de protrombina (TP), Fibrinogênio, Dímeros-D e dosagens de fatores de coagulação, entre outros.

A coleta para análise hematológica é em geral realizada, seguindo os procedimentos de coleta já conhecidos, em tubos contendo EDTA como anticoagulante, que são os frascos de tampa roxa. A coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de pelo menos 12 horas, 24 horas sem pratica de exercícios físicos e 48 horas sem consumo de bebida alcoólica. As amostras são identificadas e encaminhadas ao processo de análises hematológicas.

Hemograma é a avaliação das células sanguíneas de um indivíduo. Como as células circulantes no sangue são divididas em três tipos, deve-se realizar contagem de hemácias, contagem de leucócitos, hemoglobina, hematócrito, índice de hemácias, contagem diferencial de leucócitos, avaliação do número de plaquetas, e observação morfológica das células do sangue.

A velocidade de hemossedimentação é baseada no princípio da sedimentação, processo no qual as partículas sólidas tendem a se depositar no fundo de um líquido. Em uma amostra de sangue anticoagulado e deixado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com