TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Bioquímica

Monografias: Relatório Bioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 5

1 - INTRODUÇÃO

Para que a vida seja possível, é necessário que as reações químicas que a sustentam se deem a uma determinada velocidade. Muitas das reações bioquímicas não se realizariam a uma velocidade relativamente elevada se não fossem catalisadas. Em sistemas vivos, a catálise de reações químicas é feita por enzimas.

As enzimas são proteínas que, atuando como catalisadores na maioria das reações bioquímicas, baixam a energia de ativação necessária para que se dê uma reação química sem alterar o equilíbrio químico da reação que catalisam. Por serem catalisadores eficientes, são aproveitadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.

Já que são proteínas, cada enzima possui um pH ótimo e uma temperatura ótima de funcionamento. Acima dessa temperatura a enzima começa a sofrer desnaturação, perdendo a sua estrutura tridimensional e, por conseguinte, a sua capacidade catalítica. Elas são específicas para o seu substrato, catalisando uma só reação. Existem algumas enzimas que catalisam substratos similares, mas normalmente são mais específicas para um deles.

2 - OBJETIVOS

- Observar a especificidade enzimática pelo substrato, a termolabilidade das enzimas e verificar o comportamento cinético da ação da α-amilase salivar na catálise da hidrólise do amido.

3 - MATERIAIS E REAGENTES:

- Solução de sacarose a 3 g%;

- Solução de sacarase a 3 g%;

- Reagente de Benedict;

- Solução de amido a 1 g%;

- Saliva;

- Lugol.

4 - PROCEDIMENTOS

4.1 - Especificidade enzimática

Lavou-se bem a boca com água e foi coletado cerca de 8 mL de saliva (α-amilase salivar).

Foram colocados em quatro tubos de ensaio numerados os seguintes volumes de enzima e reagente e deixados à temperatura ambiente por 20 minutos.

Tubo 1: 2,0 mL de sacarase 3% + 2,0 mL de sacarose 3%

Tubo 2: 2,0 mL de sacarase 3% + 2,0 mL de amido 1%

Tubo 3: 2,0 mL de saliva + 2,0 mL de sacarose 3%

Tubo 4: 2,0 mL de saliva + 2,0 mL de amido 1%

Em seguida, os tubos foram aquecidos em banho-maria até a ebulição, após ter sido adicionado a cada um dos tubos 2,0 mL do Reagente de Benedict.

Observou-se em quais tubos houve atividade enzimática.

4.2 - Termolabilidade

Sacarose Glicose Frutose

Foi colocado em 2 tubos de ensaio numerados os seguintes volumes de enzima e reagentes:

Tubo 1: 2,0 mL de sacarase 3% + 2,0 mL de água destilada; ferver diretamente na chama e resfriar sob água corrente.

Tubo 2: 2,0 mL de sacarase 3% + 2,0 mL de água destilada.

Tubo 1 e tubo 2: 2,0 mL de sacarose 3%.

Os dois tubos foram encubados em banho-maria a 37ºC, por 10 minutos. E, logo em seguida, adicionou-se 2 mL do Reagente de Benedict a cada, foram aquecidos até ebulição (banho-maria) e observou-se em qual deles houve atividade enzimática.

4.3 - Atividade enzimática

Foi enumerada duas baterias de oito tubos de ensaio (de 0 a 7).

Um erlenmeyer de 125 mL com 40 mL de solução de amido a 1% foi levado ao banho-maria a 37ºC. Após cinco minutos, foi acrescentado a ele 1,0 mL de saliva filtrada em gaze e homogeneízado.

Anotou-se o tempo e foi retirado duas amostras de 2,0 mL (tempo zero), uma para cada tubo 0, e adicionado duas gotas de lugol ao tubo zero da primeira e 2 mL do reativo de Benedict ao tubo zero da segunda bateria.

A cada três minutos, foi retirado amostras de 2,0 mL do erlenmeyer, transferindo-as aos tubos sequencialmente numerados e procedido com a adição dos reativos conforme realizado para o tubo zero (0).

Foram observados os resultados.

5 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com