TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Analise Qualitativa Das Proteínas

Monografias: Relatório De Analise Qualitativa Das Proteínas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos

As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas individuais.

A maioria das proteínas encontradas nos seres vivos é formada por L-aminoácidos. Os D-aminoácidos aparecem somente em certos antibióticos peptídicos e em peptídeos componentes da parede de algumas bactérias. Apesar de muitas proteínas conterem outras substâncias, além dos aminoácidos, a estrutura tridimensional e muitas das propriedades biológicas das proteínas são determinadas, em grande parte, pelos tipos de aminoácidos presentes em sua molécula, a ordem em que eles estão unidos entre si, na formação da cadeia polipeptídica e, ainda, pela inter-relação espacial de um aminoácido com o outro.

As proteínas exercerem uma grande variedade de funções na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos:

Dinâmicas - Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;

Estruturais - Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

Ao descrever a estrutura de uma proteína é conveniente considerar a sua complexidade através de suas estruturas:

Estrutura primária - É a sequencia de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica, específica para cada proteína.

Estrutura secundária - Descreve a formação de estruturas regulares pela cadeia polipeptídica. Pode ser α-hélice ou pregueda β. .

Estrutura terciária - É a forma tridimensional como a proteína se "enrola". Descreve o dobramento final da cadeia polipeptídica por interação de regiões com estrutura regular denominada FORMA NATIVA.

Estrutura quaternária - Descreve a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas de estrutura terciária.

Objetivo

Esta prática teve como objetivo caracterizar a presença de material biológico em proteínas através de testes que reconheçam a presença de peptídeos com mais de três resíduos de aminoácidos (reação do biureto). O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6). Esse reativo é utilizado na identificação de compostos protéicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas.A reação do biureto é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação a presença do biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa. Quanto maior for a quantidade de proteínas no meio maior será a intensidade de cor.

Materiais/Reagentes

Material:

• 8 tubos de ensaio

• espátula

• pipeta de 1mL

• vortex

• becher

• reagente biureto

Reagentes:

Tubo 1: 1 ml de água destilada

Tubo 2: 1 ml de glicose 0,1M

Tubo 3: 1 ml de clara de ovo 5%

Tubo 4: 1 ml de clara de ovo 20%

Tubo 5: 1 pedaço de peito de peru

Tubo 6: 1 ml de BCAA 0,5%

Tubo 7: 1 ml de leite

Tubo 8: 1 ml de saliva in natura

Para o reagente do tubo 3 adicionamos 1,9 ml de água destilada e acrescentamos 0,1ml de clara de ovo, em seguida homogeneizamos esta substância no vortex.

Para o reagente do tubo 4 adicionamos 1,6 ml de água destilada e acrescentamos 0,4ml de clara de ovo, em seguida homogeneizamos esta substância no vortex.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com