TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise qualitativa elementar

Resenha: Análise qualitativa elementar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

A análise elementar qualitativas definiram os elementos químicos que compõem as espécies de um universo de matéria. A análise química se baseia no estabelecimento das ligações entre o mundo macroscópico e microscópico, onde o que se busca é definir uma característica de uma espécie microscópica através da observação de um comportamento macroscópico. Para caracterizar os elementos químicos presentes em amostras, vários métodos e procedimentos podem ser realizados. A caracterização do Carbono é necessária quando se trata de determinar se uma amostra é orgânica ou não, ou para detectar a presença de matéria orgânica como impureza de um determinado composto inorgânico, o que é bem diferente para o Hidrogênio, pois não há freqüente necessidade de caracterizá-lo por ser um elemento contido em grande parte dos compostos organoquímicos [1].

Os elementos químicos mais comuns nos compostos orgânicos são o Carbono, o Hidrogênio, o Oxigênio, o Nitrogênio, o Enxofre e os Halogênios (principalmente Cloro e Bromo). O conhecimento da presença de outros elementos, além de carbono e hidrogênio, em uma amostra orgânica desconhecida é uma vantagem no processo de identificação. Em geral, a Análise Elementar costuma destruir o composto orgânico, transformando seus elementos em compostos inorgânicos ou minerais, que são de identificação e dosagem mais fáceis. Dessa forma, por processos adequados [2].

Heteroátomos como, nitrogênio, enxofre e halogênios, podem ser detectados pela simples fusão com sódio (método de Lassaigne). Este método consiste na fusão de uma amostra desconhecida com sódio metálico; os elementos nitrogênio, enxofre e halogênios são transformados em cianeto de sódio, sulfito de sódio e haletos de sódio, respectivamente, podendo ser detectados prontamente por meio de ensaios específicos [3].

O Licor de Lassaigne é uma forma eficaz e um tanto quanto barata para a identificação da presença dos halogênios, enxofre e nitrogênio, porém deve- se lembrar que apenas identifise a presença de tais elementos e não sua quantia exata, pois o mesmo é usado para análises qualitativas e não quantitativas, para análises quantitativas seria necessário o uso de um cromatógrafo [4].

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »