TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE QUALITATIVA DO SAL DE COZINHA

Exames: ANÁLISE QUALITATIVA DO SAL DE COZINHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  5.346 Palavras (22 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA Curso de Química

RELATÓRIO Prática n.1 – ANÁLISE QUALITATIVA DO SAL DE COZINHA

Denise Carvalho Menezes da Souza

Everton Bonturim

Marcia Ozeda de Alencar

Roseli Jesus Macedo Matos Domingues

Roseli Rocha Melo

São Paulo 2008

RELATÓRIO Prática n.1 – ANÁLISE QUALITATIVA DO SAL DE COZINHA

Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Química Analítica Qualitativa do curso de Química da Universidade Ibirapuera, sob orientação da professora Dra. Simone Jaconetti Ydi.

São Paulo 2008

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 5

3. Introdução Teórica 6

4. Análise por Via Seca 7

5. Análise por Via Úmida 7

6. Bico de Bunsen 8

7. Principais Zonas da Chama do Bico de Bunsen 9

8. Reação com Cátions 10

9. Reação com Ânions 1

10. Informações gerais sobre o produto analisado 12

1. Sal Light 13

12. Sal Marinho 13

13. Substituto do Sal 14

14. EXPERIMENTAL 16

14.1. Materiais 16

14.2. Reagentes 16

15. Fluxograma da Análise 17

16. Descrição do Fluxograma 17

17. RESULTADOS 19

17.1. Análises por Prova Direta 19

17.1.1. Identificação de Cloretos 19

17.1.2. Identificação de Sódio 19

17.2. Análises por Prova Indireta 19

17.2.1. Identificação de Iodatos 19

17.2.2. Identificação de Potássio 19

17.2.3. Identificação de Magnésio 19

18. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 20

Página 19. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

Apresenta-se aqui o relatório da aula experimental realizada aos 19 dias do mês de

Setembro, em presença da professora Dra. Simone Jaconetti Ydi e da turma do 4º semestre do curso de Química, no laboratório da Universidade.

Em princípio a intenção deste relatório é de analisar e comentar/discutir os resultados obtidos a partir dos testes realizados, para isso, contamos com a teoria estudada no decorrer do semestre, das aulas de Química Analítica Qualitativa.

Para que possamos compreender melhor os fenômenos aqui estudados e observados, iremos retomar alguns conceitos básicos de Análises por via seca, analises por via úmida, reação com ânions, reação com cátions etc.

Sabemos que grande parte das propriedades físicas e químicas das substâncias nos permite caracterizá-las e, para tanto estudamos a química analítica que nos dá ferramentas básicas para identificação de compostos num determinado material. Essa identificação é feita através de uma reação química em que a substância sob análise é transformada em um novo composto com propriedades características

O trabalho que se realiza em um curso prático de Química Analítica Qualitativa requer, além de grande dedicação e interesse, muito cuidado e atenção. Para melhor aprendizagem, torna-se necessário o aproveitamento substancial do tempo. O volume de informações é enorme e a quantidade de conceitos necessários é demasiada.

O objetivo deste relatório é constatar a existência de íons presentes na amostra a ser estudada, além de entender melhor como caracterizá-las e identificá-las no que diz respeito as suas características.

Estas propriedades dos novos compostos formados a partir do acréscimo de um determinado reagente podem ser observadas ao longo da reação, assim podemos perceber alterações na amostra analisada, tais como, mudança de cor, liberação de calor, gases com material particulado (fumaça) etc.

A prática tem como objetivo treinar a percepção para tais reações e torná-las vivenciadas pelos alunos, o que facilita a compreensão dos fenômenos ocorridos durante os ensaios.

Sempre que tornamos o teórico em prático, gravamos em nossa mente uma espécie de ilustração e tradução do que apenas havíamos construído no imaginário, dessa forma, o abstrato às vezes representado e ilustrado nas páginas dos livros, torna-se “vivido” pelo aluno, facilitando a compreensão do fenômeno.

A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. A análise permite-nos determinar a composição qualitativa da substância em estudo, ou seja, identificar os elementos ou íons que a constituem e também a composição quantitativa, ou seja, estabelecer as proporções entre os elementos ou íons que tinham já sido identificados.

A finalidade da Análise Qualitativa é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem a substância em estudo.

A Análise Quantitativa permite determinar a composição quantitativa dos elementos que entram na constituição da substância em estudo. Normalmente, a Análise Qualitativa deve preceder a Análise Quantitativa. Deve-se recorrer à Análise Qualitativa mesmo quando se trate de determinar a percentagem de um constituinte cuja presença na substância em estudo é conhecida antecipadamente. De fato, só se pode escolher o método mais adequado para determinação quantitativa de um componente depois de saber quais os outros elementos ou íons presentes na substância em estudo.

A Química Analítica e, em particular a Análise Qualitativa, tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. São também de grande valor nas disciplinas científicas afins da Química: Mineralogia, Geologia, Fisiologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com