TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Controle Externo Na Qualidade Laboratorial

Monografias: Relatório De Controle Externo Na Qualidade Laboratorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 3

Controle Externo da Qualidade

É o Controle Interlaboratorial. É um sistema de controle em que o resultado de cada teste do laboratório participante do programa é comparado com a média de consenso do seu grupo. A média de consenso para cada analito é calculada pelo patrocinador do programa utilizando os resultados enviados pelos laboratórios, os quais são agrupados por metodologias de ensaios empregadas. Portanto, consiste na comparação da exatidão dos exames de um laboratório com a de outros participantes. Desta maneira, o Controle Externo da Qualidade visa padronizar os resultados de laboratórios diferentes através da comparação interlaboratorial de análises de alíquotas do mesmo material.

Considerando que em análises clínicas dispomos de pouquíssimos padrões internacionais, o Controle Externo da Qualidade torna-se a melhor ferramenta para determinar e ajustar a exatidão dos métodos quantitativos. Com a participação efetiva em um Programa de Controle Externo da Qualidade, o laboratório poderá assegurar que os seus resultados se aproximam o máximo possível do valor real (exatidão) dentro de uma variabilidade analítica permitida.

Neste sistema, os laboratórios participantes analisam amostras controles de concentrações desconhecidas que lhes são enviadas pela patrocinadora do programa de Controle Externo da Qualidade. A patrocinadora do programa recebe os resultados dos participantes, separa-os por grupos de metodologias iguais, determina a média de consenso de cada grupo e calcula o respectivo desvio padrão. Por último, é feita uma avaliação dos resultados de cada laboratório e emitido ao participante um conceito com base em normas da OMS e da IFCC, nas seguintes categorias:

Eduardo - • BOM: Quando os resultados obtidos pelo laboratório estão dentro da média mais ou menos um desvio padrão.

• ACEITÁVEL: Quando a variabilidade laboratorial está dentro da média mais ou menos dois desvios padrão.

• INACEITÁVEL: Quando a variabilidade está fora da média mais ou menos dois desvios padrão. Teste de Proficiência

É um outro tipo de Programa de Controle Externo da Qualidade para Laboratórios Clínicos. Consiste de amostras múltiplas de valor desconhecido enviadas periodicamente aos laboratórios para realização de ensaios ou identificação. Os laboratórios são agrupados por metodologia, equipamento e os resultados são comparados com os dos outros participantes. A avaliação é feita e reportada ao laboratório participante Programas de Acreditação ou Credenciamento da Qualidade em Laboratório Clínico.

Em 1962, o Colégio Americano de Patologistas (CAP) desenvolveu o primeiro Programa de Acreditação específico para Laboratórios Clínicos. Este programa, como os demais de acreditação, avalia o laboratório como um todo, abrangendo o sistema da qualidade, competência do pessoal, preparo do paciente, equipamentos, reagentes, métodos, processos, controle interno e externo da qualidade, segurança, laudos e o impacto de todos esses fatores sobre o atendimento ao cliente. Portanto os programas de acreditação ou credenciamento da qualidade em laboratório clínico diferem do controle da qualidade, por serem muito mais abrangentes. No Brasil, existem hoje dois programas de acreditação ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com