TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Sistema ABO

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Do Sistema ABO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Estabelecer a tipagem sanguínea de acordo com o sistema ABO em Placa de reação de aglutinação, usando método direto. Na tipagem direta, as hemácias são misturadas ao soro anti-A, com o soro anti-B e com o soro anti-D, a presença ou ausência de aglutinação determina o tipo sanguíneo.

MATERIAIS

Para execução da tipagem sanguínea são necessários :

→ Luvas

→ Óculos de proteção

→ Placa de reação de aglutinação

→ Lancetas descartáveis

→ Soro anti-A ,soro anti-B e soro anti-D.

→ Álcool

PROCEDIMENTOS

Após a coleta sanguínea realizar os seguintes procedimentos:

 Gotejar três gotas de sangue na placa de reação de aglutinação.

 Acrescentar uma gota de soro anti-A na primeira gota, uma gota de soro anti-B na segunda gota, e uma gota de soro anti-D na terceira gota de sangue.

 Misturar bem, cuidado para não contaminar as gotas de sangue.

 Fazer a leitura das reações de aglutinação.

RESULTADOS

 Amostra n˚ 01 :

Não houve aglutinação com soro anti-A e com o soro anti-B, aglutinação com soro anti-D. Sendo assim, tipagem sanguínea fenotípica O positivo e genotípica pela representação completa corresponde I˚I˚ e pela representação simplificada OO.

 Amostra de n˚ 02 :

Houve aglutinação com soro anti-A e não ocorreu aglutinação com soro anti-B, aglutinação com soro anti-D. Sendo assim, tipagem sanguínea fenotípica A positivo e genotípica pela representação completa corresponde I ͣ I ͣ ou I ͣ I˚ e pela representação simplificada AA ou AO.

DEFINIÇÕES

 Reação de aglutinação :

É a formação de aglomerados celulares, grumos (agregado de hemácias) corpos específicos e determinantes antigênicos presentes na superfície de certas partículas. Essa reação é feita para determinar tipagem sanguínea, e também é útil para o diagnóstico de algumas doenças causadas por vírus , bactérias e até doenças auto-imunes . No sistema ABO, os antígenos (aglutinógenos) encontram-se nas hemácias , enquanto os anticorpos naturais (aglutininas) encontram-se no plasma. Quando ocorre o encontro de aglutinógenos A com aglutininas anti-A e\ou de aglutinógenos B com aglutininas anti-B, ocorre a aglutinação . No caso do sistema Rh, a aglutinação se dá quando o antígeno (fator-Rh) reage com o anticorpo (anti-Rh).

 Tipagem Sanguínea : Lâmina × Tubo de ensaio:

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com