TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema ABO E Fator Rh

Trabalho Universitário: Sistema ABO E Fator Rh. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para que haja compreensão do sistema ABO faz-se necessário entender alguns conceitos de sistema imunológico já que ambos estão intimamente ligados.

O sistema imune tem a função de discriminar o que é próprio daquilo que não é, para tanto faz uso interações celulares e moleculares como: linfócitos T e B, células que apresentam antígenos, receptores de antígenos, anticorpos e MHC.

SISTEMA ABO

O grupo sanguíneo humano é determinado por alelos múltiplos, sendo três genes (IA, IB e i) situados em um mesmo locos no cromossomo. IA e IB são dominantes em relação a i, porém não apresentam dominância entre si.

Estes alelos, combinados entre si, podem determinar o tipo sanguínea como A, B, AB ou O. Cada um desses tipos é determinado por presença ou ausência de aglutinogênio ou aglutinina.

Aglutinogênios são encontrados na membrana plasmática das hemácias e quando inseridos em pessoas que não os possuem funcionam como antígeno, podem ser de dois tipos A ou B. Já as aglutininas são substâncias encontradas no plasma sanguíneo funcionando como anticorpo reagindo com antígenos estranhos, neste caso aglutinogênios. As aglutininas podem ser de dois tipos anti-A ou anti-B.

O contato de um aglutinogênio com sua aglutinina correspondente promove aglutinação do sangue. Sendo assim, indivíduos do tipo A não podem doar sangue para indivíduos do tipo B e vice-versa. Já indivíduos do tipo O podem doar sangue para A e B, no entanto podem receber apenas de O. Isso porque não possui aglutinogênios, mas contem aglutinina, assim, seu sangue não terá corpos estranhos para outro tipo sanguíneo, mas seu corpo tem anticorpos para os antígenos A e B dos outros sangues combatendo-os.

SISTEMA Rh

O grupo sanguíneo Rh recebe essa denominação por que a primeira identificação realizada do antígeno Rh foi em pesquisas no sangue de um macaco Rhesus.

As pessoas que apresentam o fator Rh em seus glóbulos vermelhos são identificadas como Rh positivas, enquanto as que não possuem esse antígeno são Rh negativas.

O fator Rh é de caráter dominante, ou seja indivíduos Rh positivos têm o genótipo RR ou Rr, enquanto os Rh negativos podem ter apenas o genótipo RR.

TIPAGEM SANGUÍNEA

A tipagem sanguínea é um teste realizado para identificar qual o tipo sanguíneo do indivíduo, para tanto se investiga a presença dos antígenos A e B, usando o método de tipagem direta e reversa para tal investigação.

O método de tipagem direta é realizado misturando a hemácia do paciente com o soro anti-A e posteriormente com o soro anti-B, a aglutinação indica a presença do aglutinogênio. Para verificar o resultado do método de tipagem direta é realizado o método de tipagem reversa que mistura o plasma do sangue a ser analisado com células já conhecidas do grupo A e posteriormente do grupo B. Quando os resultados das duas tipagens coincidem, é determinado o grupo sanguíneo.

Objetivo: Identificar o grupo sanguíneo do indivíduo.

Aplicação clínica: Estabelecer compatibilidade entre doador e receptor.

Material/Método:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com