TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fermentação

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Fermentação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  1.341 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

As leveduras, como os bolores, são fungos, mas deles se diferenciam por se apresentarem, usual e predominantemente, sob forma unicelular. Como células simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.

As leveduras também diferem das algas, pois não efetuam a fotossíntese, e igualmente não são protozoários porque possuem uma parede celular rígida. São facilmente diferenciadas das bactérias em virtude das suas dimensões maiores e de suas propriedades morfológicas. (Leveduras, 2012)

Uma mudança química em matéria animal e vegetal provocado por leveduras microscópicas, bactérias, ou mofos são chamados fermentação. Exemplo de fermentação é o azedamento de leite, o crescimento da massa de pão, e a conversão de açúcares e amidos em álcool. Muitas substâncias químicos industriais e vários antibióticos usados em medicamentos modernos são produzidos através de fermentação sob condições controladas. (Iorgute Natural, 2012)

Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólicocelularcondicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores). (Ribeiro, 2012)

A respiração das leveduras é anaeróbia facultativa, dependendo do ambiente em que se encontra; ou seja, se existe oxigênio suficiente ou não. Neste caso, o modo de obter energia, dependendo da quantidade de oxigênio, pode ser a Fermentação ou a Respiração Aeróbia. (Silva, 2012)

O resultado da fermentação é que uma substância seja quebrada em compostos mais simples. Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos. A fermentação é sempre iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma mudança química sem ser afetado por isto. (Iorgute Natural, 2012)

2. OBJETIVO

Esta atividade experimental tem como finalidade compreender a fermentação e a respiração aeróbia como processos celulares, em que substâncias são libertadas, para o próprio metabolismo da célula.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

 Proveta;

 Becker;

 Tubo de ensaio;

 Grade suporte para tubos de ensaio;

 Becker plástico de 1000ml;

 Farinha de Trigo;

 Açúcar;

 Fermento Biológico;

 Bexiga

.

3.2. Métodos

Foram enumerados 7 tubos de ensaio e adicionou-se os seguintes ingredientes em cada um deles:

Água morna

Tubo 1 - Água morna;

Tubo 2 - Água morna e uma colher de açúcar;

Tubo 3 - Água morna e uma colher de farinha de trigo;

Tubo 4 - Fermento fresco e água morna;

Tubo 5 - Fermento fresco, água morna e uma colher de açúcar;

Tubo 6 - Fermento fresco, água morna e uma colher de farinha de trigo;

Tubo 7 – Fermento fresco, água morna, uma colher de açúcar e uma colher de farinha de trigo.

Para os tubos em que se utilizou o fermento (4, 5,6 e 7), efetuou-se uma diluição de aproximadamente 7,5g do fermento em 50 mL de água morna.

Observação: 10mL foram distribuídos em cada tubo e adicionou-se açúcar e farinha de trigo (aproximadamente uma colher)nos tubos 5,6 e 7 respectivamente.

Após a adição dos ingredientes cobriu a boca dos tubos com bexigas e observaram-se os resultados por aproximadamente 30 minutos

Água gelada

Tubo 1 - Água gelada;

Tubo 2 - Água gelada e uma colher de açúcar;

Tubo 3 - Água gelada e uma colher de farinha de trigo;

Tubo 4 - Fermento químico e água gelada;

Tubo 5 - Fermento fresco, água gelada e uma colher de açúcar;

Tubo 6 - Fermento fresco, água gelada e uma colher de farinha de trigo;

Tubo 7 - Fermento fresco, água gelada, uma colher de açúcar e uma colher de farinha de trigo.

Para os tubos em que se utilizou o fermento (4, 5,6 e 7), efetuou-se uma diluição de aproximadamente 7,5g do fermento em 50 mL de água fria.

Observação: 10mL foram distribuídos em cada tubo e adicionou-se açúcar e farinha de trigo (aproximadamente uma colher)nos tubos 5,6 e 7 respectivamente.

Novamente após a adição dos ingredientes cobriu-se a boca dos tubos com bexigas e observaram-se os resultados por aproximadamente 30 minutos.

Tubo/ tempo 5 min 15 min 30 min

1 Nada ocorreu Nada ocorreu Nada ocorreu

2 Nada ocorreu Nada ocorreu Nada ocorreu

3 Nada ocorreu Nada ocorreu Nada ocorreu

4 Nada ocorreu Nada ocorreu Nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com