TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Microscopia

Exames: Relatório Microscopia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 3

NOÇÕES GERAIS DE MICROSCÓPIA E USO DO MICROSCÓPIO

INTRODUÇÃO

Na prática em questão destacou-se a utilização do microscópio óptico para a observação de células microscópicas.

Dessa forma pudemos conhecer as partes que compõem um microscópio óptico, sendo composto por dois sistemas de lentes de aumento (oculares e objetivas) que produzem imagens ampliadas do material observado. Além dessas lentes, possui uma parte mecânica (base, braço, revólver, platina, charriot, parafusos macro e micrométrico e parafuso de regulagem do condensador) e um sistema de iluminação (fonte luminosa, diafragmas, condensador e filtros).

Aprendemos a manusear de forma adequada o microscópio. Houve a observação de várias lâminas permanentes. Realizamos a prática de focalização no microscópio óptico.

Conhecemos os tipos de microscópios de luz, sendo estes usados para fins específicos, como exemplos o microscópio de contraste de fase para estudar células vivas e não coradas; o microscópio de campo escuro para visualização de materiais muito pequenos (plâncton, bactérias, cristais); o microscópio invertido para observar materiais espessos, como cultura de células e sedimentos e o microscópio de fluorescência que utiliza a luz ultravioleta e permite detectar proteínas ou estruturas celulares marcadas com compostos fluorescentes.

Houve destaque para o melhor conhecimento das objetivas, quanto ao seu código de cores e tipos. Assim como a listagem para uma boa utilização do microscópio. E a diferença entre um microscópio de luz de um microscópio eletrônico de transmissão.

MATERIAL E MÉTODO

Materiais utilizados:

• Microscópio óptico;

• Lâminas permanentes.

Preparou-se a lâmina na platina do microscópio e prendendo-a com as presilhas. Movimentando a lâmina, até que o material montado ficasse situado no meio do orifício da platina. Focalizou-se primeiro com a objetiva de menor aumento depois para a objetiva de 2º aumento, ajustando o foco, apenas com movimentos leves no parafuso micrométrico. Dessa forma, foi passada para a objetiva de 3º aumento.

RESULTADOS

Pudemos identificar as seguintes partes do microscópio: tubo, presilhas, braço, parafuso macrométrico, platina, parafuso micrométrico, base ou pé, charriot, parafuso do Charriot, revólver, oculares, condensador, fonte de luz, objetivas e filtro.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

A maioria das células são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos óticos de ampliação. Dessa forma, a citologia é dependente de equipamentos que permitem toda a visualização das células humanas. Assim, constitui a principal janela da ciência para o mundo além da capacidade de resolução do olho humano.

RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO

01. Qual a função do microscópio? Quais os sistemas que o compõem?

O microscópio é um aparelho destinado à ampliação de imagens das microestruturas observadas. É composto basicamente por dois sistemas de lentes de aumento (oculares e objetivas) que produzem imagens ampliadas do material observado. Além dessas lentes, o microscópio possui uma parte mecânica (base, braço, revólver, platina, charriot,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com