TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Colesterol

Trabalho Escolar: Relatório Sobre Colesterol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  2.503 Visualizações

Página 1 de 8

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

BACHAREALDO EM FISIOTERAPIA

IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDIOS: Teste da Solubilidade

PIRIPIRI

2013

IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDIOS: Teste da Solubilidade

Relatório apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Bioquímica, na Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI, no curso de Bacharelado em Fisioterapia, sob a orientação do (a) Professor (a) Maria Auxiliadora.

PIRIPIRI

2013

RESUMO

No trabalho apresentado explanou-se o que são lipídeos, quais os tipos e classificação. Teve como objetivo a identificação de lipídeos, testando a sua solubilidade, usando amostras de alguns tipos de lipídeos e carboidratos. No teste de solubilidade usou-se reagentes para que se observasse o que aconteceria com as amostras. Os resultados foram satisfatórios, encontrando apenas um erro em uma das amostras, o que foi explicado para mostrar o por quê de ter dado esse erro.

Palavras – chaves: Lipídeos, solubilidade, amostras.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................. 04

2 OBEJTIVOS.................................................................................................. 07

3 METODOLOGIA............................................................................................08

3.1 MATERIAIS.....................................................................................................08

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAIL.............................................................08

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO......................................................................09

5 CONCLUSÕES...............................................................................................12

REFERÊNCIAS...............................................................................................13

ANEXO............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Os lipídeos são compostos que ocorrem com bastante frequência na natureza. São encontrados em locais tão diversos como a gema de um ovo e o sistema nervoso humano, e são importantes componentes de membranas de plantas, animais e micróbios. A definição de um lipídeo é pouco baseada na solubilidade. Os lipídeos são (na melhor das hipóteses) pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como no clorofórmio e na acetona. Óleos e gorduras são lipídeos típicos em termos de solubilidade, mas esse fato não define sua natureza química. Moléculas como as gorduras e óleos, fosfolipídeos, esteróides e carotenóides, que diferem grandemente tanto em suas estruturas como em suas funções. Participam como componentes não-protéicos das membranas biológicas, precursores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas (A, D, E, K), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalização intra e intercelulares. Em termos químicos, os lipídeos são uma mistura de compostos que partilham algumas propriedades baseadas em similaridades estruturais, principalmente uma preponderância de grupamentos apolares. (CAMPBELL, 2000)

Se classificados de acordo com sua natureza química, os lipídeos poderão pertencer a dois grupos. Um deles consiste de compostos com cadeia aberta com cabeças polares e longas caudas apolares e inclui os ácidos graxos, os triacilglicerois, os esfingolipídeos, os fosfoacilglicerois e os glicolipídeos. O segundo grupo consiste de compostos de cadeia cíclica, os esteroides. Um importante representante desse grupo é o colesterol. Os lipídeos são biomoléculas que exibem uma grande variedade estrutural.

Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de longas cadeias de hidrocarbonetos acíclicas, não-polares, sem ramificações e, em geral, número par de átomos de carbono. Podem ser saturados, monoinsaturados (contém uma ligação dupla) ou poliinsaturados (contêm duas ou mais ligações duplas). (MOTTA, 2003)

Os Triacilglicerois são lipídeos formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. Conhecidos como gorduras neutras, esta grande classe de lipídeos não contém grupos carregados. São longas cadeias carbônicas achatadas ao glicerol. A principal função dos triacilglicerois é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos

Os fosfolípideos são ésteres do glicerofosfato – um derivado fosfórico do glicerol. O fosfato é um diéster fosfórico, e o grupo polar do fosfolipídio. A um dos oxigênios do fostato podem estar ligados grupos neutros ou carregados. Os fosfolipídios ocorrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com