TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Viabilidade econômica

Tese: Relatório Viabilidade econômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 9

Agradecimentos

Ao longo do modulo II tivemos a oportunidade de conviver com pessoas que foram importantes, Jorge Nicareta Rosa, Francinete de Araujo, Nara Ballaminut, Giacomo Botaro Borges e Débora de Lima Azevedo, para que esse projeto alcançasse os objetivos que havia sido proposto.

Um simples gesto ou uma pequena palavra, por vezes despercebida pelos próprios docentes, foram importantes para vencer, mais uma etapa no nosso processo de desenvolvimento. Nesse universo Estímulo, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos principalmente pela paciência, dedicação que foram indispensáveis para conclusão desse projeto, nossos sinceros agradecimentos a todos os docentes.

Obrigado!

Resumo

O projeto apresenta um sistema de reuso de água, que tende a ser utilizado em um lava rápido ecológico. Encaixair aki utilizando-se da água das chuvas para a lavagem de veículos automotores.

Sumário

 Agradecimentos

 Resumo

 Introdução

 Objetivos

 Justificativas

 Estratégias

 Viabilidade Econômica

 Considerações Finais

 Referencias bibliográficas

 Anexos

Introdução

O crescimento rápido e por vezes desordenado da população dos grandes centros urbanos dos países causa uma conseqüente deterioração da qualidade dos recursos hídricos e tem proporcionados um aumento na necessidade de tratamento para o reuso da água.

Em muitos países essa pratica já vem sendo utilizada, no Brasil já estão sendo dados os primeiros passos nessa direção, principalmente na região, metropolitana de São Paulo, onde a carência de água de boa qualidade para abastecimento publico é mas acentuada, toda via, o crescente consumo de água tem feito do reuso planejado uma necessidade. Essa prática deve ser considerada parte de uma conscientização como o do uso racional da água potável.

Umas das formas de reuso da água que vem ganhado destaque em muitos países é a destinada à lavagem de veículos automotores. Não se pode negar que milhares de litros de água potável são desperdiçados nessa pratica atualmente.

Cerca de 150 a 250 litros de água potável são desperdiçados na lava rápido convencional em um carro de passeio já em uma residência o consumo de 30 minutos de água potável pode ser de 216 a 560 litros, sendo que hoje resta apenas de 1% de água potável no planeta.

Nos Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa, já existem legislação própria para o assunto, regulamentando a instalação do sistema de lavagem de veiculo, de pequeno ou grande porte, obrigando a instalação de dispositivos de tratamentos de efluentes provenientes desses processos e solicitando a implantação de equipamentos que promovam a recirculação da água utilizada.

No Brasil, começam a surgir os primeiros trabalhos sobre o assunto. A companhia de saneamento básico da cidade de São Paulo- Sabesp esta promovendo estudos para venda via caminhões tanques, dos efluentes tratados por suas estações de tratamento de esgotos para empresas transportadoras ou postos lava rápido que esteja interessado. Para isto estão sendo estudadas as variáveis de qualidade da água a ser fornecida, de forma que não cause danos aos veículos e operadores dos sistemas e também, uma tarifa atrativa aos empresários. Ainda em São Paulo, sabe-se da existência de alguns poucos postos de serviços e de empresas transportadoras de cargas e de passageiros que possuem sistemas que promovem a recirculação da água utilizada na lavagem de seus veículos.

Escolhemos esse projeto por saber que os recursos hídricos estão cada vez, mas escassos no planeta, sendo assim, o reuso da água é uma alternativa muito proveniente hoje em dia, não deixando que esses recursos naturais deixem de existir para gerações futuras.

Nosso projeto visa desenvolver também uma educação nas pessoas para que elas possam começar a confiar em um lava rápido ecológico sabendo que isso não danificará seu veiculo e que ajudara a preservar os recursos hídricos.

Neste projeto foram pesquisadas formas de reuso de água para lavagens de veículos, apresentadas alguns equipamentos, operação, vantagens e desvantagens.

Objetivos

O projeto visa prorrogar a vida útil dos recursos existentes de modo a garantir a curto e médio prazo o fornecimento da água necessária para população, e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à redução de consumo de água, buscando cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com