TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório saúde coletiva medicina

Por:   •  26/11/2018  •  Dissertação  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Mapeamento: Cria -se um perímetro no qual a UBS vai ter abrangência geográfica e local onde os seus agentes irão atuar. Pode utilizar softwares para facilitar. Com essa ferramenta, observamos igrejas, escolas, postos de policiamento além de empecilhos  geográficos para os agentes comunitários como rios e morros.

Territorialização: traçam-se as características da população presente na área delimitada pelo mapeamento, como fatores de risco e perfil epidemiológico. Entre seus objetivos podemos destacar, viabilizar o acesso e acessibilidade aos serviços de saúde, conhecer a infraestrutura da região.

 Quais são as repercussões das práticas de atenção a saúde em um contexto em que o processo de territorialização é ausente/falho?

Sem a elaboração precisa da Territorialização as decisões pertinentes a gestão da saúde ficam severamente prejudicar, uma vez que, irão faltar dados sobre a polícia daquele território, podendo levar a tratamentos sem adesão por incapacidade de execução seja por falta de infraestrutura seja por dificuldade de acesso dos usuários.

 [pic 2]

Foram identificadas 3 regiões distintas com características que definem condutas diferentes. No primeiro espaço, foi verificado que toda a infraestrutura estava presente, enquanto nas outras 2 ela estava bem prejudicada, alem de determinantes sociais indicarem uma maior incidência de violência e consumo de drogas.

[pic 3]

Identificação das lideranças locais para ajudar no conhecimento dos problemas locais que serão enfrentados pela equipe, concomitante com uma maior interação com a população e escrita, tudo isso para poder ser mais eficaz nas suas atribuições.

Texto 2

[pic 4]

 Como as diretrizes nacionais de saúde tem se tornado mais presentes e contundentes em nosso pais, surge a necessidade de na faculdade já apresentar e preparar o profissional para atuação nesse molde. Com isso, aprimorando as capacidades exigidas para tal trabalho, focando na saúde coletiva e saindo um pouco do viés biomédicos.

[pic 5]

Equidade em Saúde:  É a garantia do acesso e permanência universal dos usuários  a diferentes níveis de complexidades ofertados pelo SUS. Para que tal objetivo seja comprido, deve-se ter respeito aos diferentes credos, crenças e culturas para que qualquer Individuo se Sinta bem acolhido, aumentando a chance de tratamento. Além do fato de os esforços, financeiros e humanos se voltarem para áreas de carência .

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (60.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com