TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA CURSO DE MEDICINA

Por:   •  1/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA CURSO DE MEDICINA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTUR FLORES MISSAU

LEANDRA DAL OLMO DEON

DAVI LUCENA

 

 

 

 

 

 

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE UMA PACIENTE DE SANTA ROSA (RS) E SEU ACESSO À REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS

DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 SANTA MARIA – RS 2022

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE UMA PACIENTE DE SANTA ROSA (RS) E SEU ACESSO ÀS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

 

 

MISSAU, Artur F.¹

LUCENA, Davi[1] 

DEON, Leandra D. O.¹

RESUMO

O presente trabalho objetiva analisar o percurso terapêutico de uma paciente de 78 anos, residente em Santa Rosa (Rio Grande do Sul), abordando conceitos das Redes de Atenção Primária e de Itinerário Terapêutico, de maneira a expor o relacionamento e a experiência da paciente com a Atenção Primária à Saúde (APS) por intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região. Para tanto, a metodologia pautou-se na realização de uma entrevista aplicada verbalmente, através de uma chamada por vídeo realizada via Whatsapp, com a paciente. Os resultados ressaltam a importância da Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender às demandas da sociedade, além de revelar que o bom relacionamento e confiança por parte da paciente na competência dos profissionais que a ampararam foram fundamentais para o sucesso no atendimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Itinerário Terapêutico; Redes de Atenção à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Unidade Básica de Sáude. 

 

INTRODUÇÃO

Cada paciente traça um caminho único na procura de atendimento para sanar seus sofrimentos e queixas, existindo muitos fatores que podem interferir e influenciar nesse processo de diferentes maneiras. Isto é, aspectos como a condição socioeconômica, a localização geográfica, a carga cultural, entre outros, levam indivíduos a experienciar e procurar o tratamento de diferentes maneiras e em diferentes momentos.

Com isso em mente, fica evidente a necessidade de identificar os diversos percursos que cada indivíduo executa em sua busca por atendimento. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar o Itinerário Terapêutico de uma paciente de Santa Rosa (Rio Grande do  Sul).

O objetivo principal do itinerário terapêutico é identificar a maneira como indivíduos ou grupos sociais distintos optam por diversas formas de tratamentos na busca por sanar seus sofrimentos. Nesse aspecto, “itinerários terapêuticos são constituídos por todos os movimentos desencadeados por indivíduos ou grupos na preservação ou recuperação da saúde, que podem mobilizar diferentes recursos que incluem desde os cuidados caseiros e práticas religiosas até os dispositivos biomédicos predominantes”. Dessa forma, o conhecimento e a investigação dos percursos adotados pelos indivíduos em busca de atendimento em saúde são fundamentais para a construção de um sistema de saúde mais inclusivo, eficiente e integrado, capaz de adaptar-se à realidade do usuário.

Um conceito relevante a ser considerado nesse momento é o de Redes de Atenção à Saúde (RAS), o qual, conforme a Portaria de Consolidação n. 2 de 28/09/2017, anexo XXII, trata-se de:

 

arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Seu objetivo é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

 

Com base no conceito exposto, fica clara a imprescindibilidade da atenção primária nas Redes de Atenção à Saúde. Ainda assim, contudo, em não raras ocasiões, pode ser observado que a APS não recebe o devido crédito por sua atuação juntamente ao sistema citado, sendo considerado um serviço de baixa complexidade, visão que encontra-se profundamente incorreta visto que, segundo Mendes (2009):

 

Não é verdade que a APS seja menos complexa que os cuidados ditos de média e alta complexidades. É a APS que deve atender mais de 85% dos problemas de saúde; é aí que situa a clínica mais ampliada e onde se ofertam, preferencialmente, tecnologias de alta complexidade, como aquelas relativas a mudanças de comportamentos e estilos de vida em relação à saúde: cessação do hábito de fumar, adoção de comportamentos de alimentação saudável e de atividade física etc. Os níveis de atenção secundários e terciários constituem-se de tecnologias de maior densidade tecnológica, mas não de maiores complexidades (MENDES, 2009, p. 83).

 

A partir dessa mudança de perspectiva, portanto, pode-se perceber que há uma substituição da visão ultrapassada de hierarquia, em que alta complexidade se sobrepunha à média complexidade e esta, por sua vez, se sobrepunha à atenção básica. Atualmente, a visão vigente apresenta a Atenção Primária à Saúde de forma centralizada, exercendo papel de comunicação entre os outros serviços.

Assim, nesse trabalho será abordada a relevância da Atenção Primária à Saúde para o atendimento eficaz, adequado e inclusivo do paciente.

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é registrar, investigar e analisar o percurso adotado por uma paciente de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, em sua busca por assistência na Unidade Básica de Saúde de sua cidade. Além disso, será abordado a função da Rede de Atenção à Saúde e a importância da Atenção Primária à Saúde para esse processo

 

 

METODOLOGIA

 

A coleta de dados foi realizada em 25 de novembro de 2021, através de uma chamada por vídeo realizada no aplicativo Whatsapp, a paciente assinou o Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em duas vias. Objetivou-se, através da aplicação do questionário disponibilizado pela docente da disciplina de Saúde Coletiva 2, da Universidade Federal de Santa Maria, conhecer o histórico da paciente, bem como identificar seu percurso para obtenção de atendimento especializado no intuito de solucionar seus problemas de saúde. A coleta e registro dos dados necessários para a progressão do trabalho foi executada no transcorrer da entrevista, através de anotações realizadas no aplicativo Word.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com