TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a prática de laboratório

Relatório de pesquisa: Relatório sobre a prática de laboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Prática Laboratorial

1ª Aula: Conhecendo os Equipamentos

Nessa primeira aula foi certamente uma apresentação ao laboratório de análises clínicas. Foram descrita na aula prática os equipamentos usados em laboratório, mostrando sua importância, segurança e todos os devidos cuidados com a utilização dos mesmos.

Adquirir conhecimento básico para identificar e manusear as vidrarias e equipamentos de um laboratório, reconhecer parte do material de um laboratório, e conhecer os procedimentos de segurança e os riscos no laboratório.

As atividades de laboratório exigem por parte dos alunos não só o conhecimento das peças e aparelhos utilizados, mas também o emprego correto de cada um deles. Portanto, antes de qualquer coisa, é necessário que se observe bem cada uma das peças, memorize sua forma e conheça sua utilidade. Foram apresentados alguns equipamentos como:

Pipeta: Usada para transferência de líquidos.

Pipeta Automática: Utilizada para medir volumes, de forma precisa.

Pipeta Graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos.

Pisseta: Usada para lavagens, desinfecção.

Bico de Bunsen: usado para aquecimentos de laboratórios.

Pêra: Sugar e Expelir líquidos.

2ª Aula: Conhecendo o Microscópio

Nessa segunda aula de prática laboratorial, conhecemos o microscópio cada peça, sua função, por minúscula que seja tem grande importância nesse equipamento.

A vista humana não é capaz de perceber objetos com diâmetros inferiores a um décimo do milímetro. O microscópio óptico é utilizado para a observação de células vivas ou mortas (preferencialmente após fixação e coloração) cujas medidas encontram-se abaixo de 0,1mm. Entre elas temos células dos organismos eucariotos, as bactérias, os ovos de vermes e muitas estruturas dos seres vivos.

Lente: Encaixada na extremidade superior do tubo, sua função é aumentar a imagem formada pela objetiva. O aumento fornecido pela ocular está, geralmente, gravado nela própria. Por exemplo: 5x, 8x, 10x, etc.

Tubo ou Canhão: Nos microscópios que possuem uma só ocular (monoculares), o tubo é cilindro metálico reto ou oblíquo. Nos microscópios que possuem duas oculares (binoculares) o tubo pode ser inclinado, com ajuste para os diferentes espaços entre os olhos de cada observador.

Braço ou Coluna: Suporte pesado que sustenta os tubos, a mesa, o porta-condensador e os parafusos micro e macrométrico.

Revólver: Nele estão inseridas as lentes objetivas que podem ser movimentadas quando o tambor é girado. Este movimento deve ocorrer sempre no sentido da objetiva de menor para a de maior aumento.

Lente Objetiva: Permite a ampliação da imagem de um objeto qualquer. Pode também corrigir os defeitos das cores dos raios luminosos. Para se utilizar a objetiva de (100x) de imersão, coloca-se entre ela e a lamínula uma gota de óleo de cedro ou de imersão. Este sistema permite um maior aproveitamento da quantidade de luz com maior ampliação, pois com esse processo, captam-se os feixes luminosos que com as objetivas secas são desviados. Os aumentos fornecidos pelas objetivas encontram-se gravados nas mesmas.

Platina: Pode ser fixa, móvel ou giratória no plano horizontal. A lâmina com o material a ser observado é colocada sobre a platina que apresenta uma abertura no seu centro permitindo a passagem dos raios luminosos, coletados pelo espelho.

Diafragma ou Condensador: Localizado abaixo da platina cuja função principal é o fornecimento de uma grande quantidade de luz. Ao utilizar as objetivas de pequeno aumento, o diafragma deve ser fechado para eliminar os raios laterais. Em maiores ampliações abre-se proporcionalmente o diafragma.

Charriot: Peça opcional localizada na mesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com