TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Anatomia - Articulações

Artigo: Resumo De Anatomia - Articulações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  3.286 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo de Anatomia - Articulações

Sistema Articular: Artrologia- Estudo das Articulações.

Funções: Estabilizar e unir dois ou mais ossos com ou sem algum movimento, facilitar movimento e o crescimento dos ossos, resistir às tensões.

Classificação das Articulações :

FIBROSAS:As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto como nas articulações entre os ossos do crânio. Há três tipos principais de articulações fibrosas:

Suturas: Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Consequentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a serem substituídas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente unidos/fundidos. Esta condição é chamada de sinostose, ou seja, é o processo de ossificação das suturas do crânio.

Sutura Plana: Bordas Articulares Reunidas. Ex: Internasal

Sutura Serreada: Bordas Articulares unindo-se com linhas denteadas.

Sutura Escamosa: Bordas Articulares encaixando-se em Bisel.

Sindesmose: Não ocorre nos ossos do crânio, embora o tecido também seja conjuntivo fibroso. As bordas dos ossos marcam os limites das frontanelas, o fechamento destas, produz as suturas.

Gonfoses: Observada nas articulações das raízes dos dentes com alvéolos da mandíbula e maxilar.

CARTILAGINOSAS: É a união de ossos feita por tecido cartilaginoso. Há dois tipos de articulações cartilaginosas:

Sincondroses: União de ossos pela cartilagem Hialina. O exemplo mais comum é o crescimento do disco epifisário dos ossos longos. Forma temporária de articulação, a cartilagem é convertida em osso antes da idade adulta, ou seja, ela é convertida em sinostose.

Sínfise: As extremidades dos ossos participantes são revestidas por cartilagem hialina. Exemplos de sínfise: Sínfise Púbica e articulações invertebrais.

Cartilagem Hialina:

É a mais comum, possui fibras colágenas, não forma fibras e sim fibrilas colágenas. Sua matriz é homogênea e o pericôndrio tem função de proteção da cartilagem. Durante o desenvolvimento ósseo funciona como placa de crescimento epifisário e depois na superfície articular. Onde há cartilagem hialina: Traqueia, Narina, Brônquios e articulações. Facilita o deslizamento ósseo.

SINOVIAIS:As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida completamente ou incompletamente por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.

As articulações sinoviais podem ser:

Planas: É a que permite apenas movimentos deslizantes.

Exemplos: Articulações dos corpos vertebrais e em algumas articulações do carpo e do tarso.

Gínglimo ou dobradiça: As superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais.

Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.

Trocóide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anelou um anel sobre um pivô.

Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial

Articulação Condilar: Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial.

Exemplo: Articulação do pulso.

Articulação Selar: Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares.

Exemplo: Carpometacárpicas do polegar.

Articulação Esferóide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum.

Exemplos: Articulações do quadril e ombro.

Patologias Comuns:

Fratura: É a Quebra do osso.

Luxação: Desconecta o osso da articulação, rompimento da cápsula articular, de forma fixa

Subluxação: É a luxação, porém de forma temporária.

Entorse: Rompimento das fibras do ligamento

Ruptura Parcial- Leve, Quase a totalidade- Moderada, Todos- Grave/forte.

Estiramento- Rompimento das fibras musculares

Ruptura Parcial- Leve, Quase a totalidade- Moderada, Todos- Grave/forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com