TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Anatomia I

Por:   •  19/9/2015  •  Abstract  •  5.375 Palavras (22 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 22

Luana Moggi TVI

Resumo Anatomia (junção de vários resumos + slides + anotações de aula)

Sistema Circulatório:

Composto por bomba central (CORAÇÃO), por vasos (ARTÉRIAS = IRRIGAÇÃO – DISTRIBUIÇÃO DE OXIGÊNIO – menos artéria pulmonar ; VEIAS = CARREGAM CO2 – menos veias pulmonares ; LINFÁTICOS = CARREGAM LINFA (H20 + proteína) – VAI PARA O SANGUE VENOSO). *Obs: veias + vasos linfáticos = drenagem veno – linfática.

A irrigação periférica é feita por artérias, enquanto que as veias fazem a drenagem do sangue da periferia para o coração.

  • Pequena circulação: pulmões e coração;
  • Grande circulação: coração e periferia.

Coração:

É um órgão central, localizado na parte central da cavidade torácica na região do mediastino. Ao redor do mediastino ficam as pleuras (revestimento seroso) dos pulmões direito e esquerdo. Apresenta desvio para esquerda, sendo que 2/3 ficam à esquerda, sendo que o ápice do coração fica na altura do 5º espaço intercostal, pesa cerca de 350 gramas. O formato do coração varia de acordo com a morfologia de cada indivíduo, se for brevelíneo, o coração será mais baixo e mais horizontal, se for longilíneo, o coração será mais alto e mais longitudinal.

Obs1: O coração voltado à direita = DEXTROCARDIA (pode ser devido ao ‘situs inversus’ – tudo invertido)
Obs 2: Relações importantes : VE – ARTÉRIA AORTA; VD – ARTÉRIA PULMONAR; AE – VEIAS PULMONARES; AD – VEIAS CAVAS.
Obs 3: Vórtice do coração = encontro das fibras.

        - Configuração externa: Base é postero – superior;  Ápice é antero – inferior (ps: incisura    do ápice cardíaco);  Face esternocostal é voltada às costelas e esterno; Face diafragmática é voltada ao diafragma (deitada sobre o diafragma); Face pulmonar é onde ocorre a compressão do pulmão esquerdo, na margem direita há o sulco interventricular posterior (correspondem ao septo – passam vasos; sulco coronário – atrioventricular – é interrompido pela saída da aorta) e anterior.

        - Configuração interna:  É irregular e não uniforme, possui saliências musculares chamadas trabéculas cárneas, as quais são classificadas como cristas (pequenos relevos que se prendem em toda extensão, +- extensas), pontes (relevos intracavitários presos nas extremidades), e Mm. Papilares (relevos intracavitários volumosos – bem visíveis nos ventrículos - que apresentam a cordoalha – cordas – tendíneas em seu ápice, prendendo as válvulas atrioventriculares, impedindo suas inversões e atuando no fechamento das válvulas quando estes mm.  se contraem). É revestido por endotélio, o qual é um revestimento liso de toda a parede interna do coração ou dos vasos, impede a formação de trombos e coágulos.


- Arquitetura do coração: 
Túnica interna (impede trombose) =
ENDOCÁRDIO;

Túnica média (falta de sangue leve ao IAM; miocárdio atrial < VD (deve vencer a resistência pulmonar)< septo interventricular< VE (deve vencer toda a resistência periférica) = MIOCÁRDIO; Miocárdio: músculo estriado, com espessuras variadas, sendo que partes que fazem força maior, devem ter o miocárdio mais espesso (no VE>VD>Átrios). Sua musculatura é disposta em várias formas (circular, oblíqua e longitudinal), isso permite contratilidade de diversas maneiras. Sua disposição é espiralada, sendo a origem e inserção no esqueleto fibroso. Obs: o final das fibras musculares, próximo ao ápice do coração, recebem o nome de vórtice(redemoinho).

Túnica externa = PERICÁRDIO ou EPICÁRDIO* (é possível vê-la retirando a pleura do pulmão); Pericárdio: Saco fibroseroso que impede o deslocamento e hipertrofia do coração. A parte serosa possui lâmina parietal  e lâmina visceral (epicárdio*), entre as duas lâminas há o LÍQUIDO PERICÁRDICO, o qual impede atrito entre lâminas, se não houver esse líquido ocorre PERICARDITE. A parte fibrosa recobre a parte serosa, fica em contato com a lâmina parietal . Obs 1: entre a lâmina visceral (epicárdio) e o miocárdio, há gordura. Obs 2: o pericárdio é praticamente aderido à pleura pulmonar. Obs 3: as lâminas são praticamente reflexões de lâmina única. Seios do pericárdio: É uma reflexão da lâmina parietal para a visceral ou vice-versa na altura dos seios da base. Há seio transverso: espaço posterior à aorta e tronco pulmonar, à direita da veia cava superior e átrio esquerdo como parede posterior; seio oblíquo: entre veias pulmonares.

O órgão possui uma base (em cima), um ápice (embaixo) e a composição de vários vasos.  A base cardíaca é mais posterior em relação ao ápice cardíaco. Há a tríplice obliquidade cardíaca, ou seja, direita – esquerda, cima – baixo, trás – frente.  *Obs: ICTUS CARDIACO = movimento do coração visível no espaço intercostal.

Esqueleto fibroso: O coração possui esqueleto fibroso, este permite a inserção aos feixes miocárdicos e às válvulas. Serve como isolante elétrico entre átrios e ventrículos. Ao redor dos óstios atrioventriculares, formam anéis fibrosos (fixação das valvas) e anéis das valvas da aorta e do tronco pulmonar (fixação das semilunares). Responsável pela formação dos trígonos fibrosos esquerdo (mais condensado) e direito (TRÍGONO DIREITO = passagem para fascículo atrioventricular) . Responsável também pela formação do Tendão do cone (ou tendão do infundíbulo), este une o anel conjuntivo da valva do tronco pulmonar com o anel conjuntivo da valva da aorta.
Obs1: O esqueleto fibroso continua com a parte membranácea do septo interventricular.
Obs2: Orifício de passagem para o fascículo atrioventricular onde o impulso elétrico que passa por tal orifício, passa pelo Feixe de His.
Obs 3: Ventrículo em sístole = valvas abertas; Ventrículo em diástole = valvas fechadas.

O coração é constituído por 4 cavidades: 2 átrios (direito e esquerdo) e 2 ventrículos (direito e esquerdo). Todas essas cavidades são separadas por septos cardíacos:

- Septo interatrial (muscular), entre os átrios direito e esquerdo, contém a FOSSA OVAL,  esta é uma antiga comunicação do período fetal (importante para a circulação, trocas gasosas, nessa fase chamado de forame oval),se nesse período não for fechado adequadamente (válvula do forame oval localizada também no septo interatrial) haverá mistura de sangue, a saliência ao redor dela é chamada de Limbo da fossa oval;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (884.5 Kb)   docx (671 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com