TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Metamorficas

Ensaios: Rochas Metamorficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  1.899 Visualizações

Página 1 de 5

Rochas metamórficas

gnaisse

Um gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Algumas das rochas mais antigas do mundo são gnaisses.

Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspatopotássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita.

Rocha de grande variação mineralógica e grau metamórfico, é amplamente empregada como brita na construção civil e pavimentação além do uso ornamental

Um exemplo de formação rochosa em gnaisse é o Pão de Açúcar, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Rocha metamórfica essencialmente quartzo-feldspática, granulação frequentemente média a grossa; a estrutura é muito variável desde maciça, granitóide, com foliação dada pelo achatamento dos grãos até bandada, com bandas, geralmente milimétricas a centimétricas, quartzo-feldspáticas alternadas com bandas mais máficas, derivada de processos de segregação metamórfica que culminam em rochas migmatíticas.

Rocha dura com quartzo e feldspato.Serve para produzir brita.

Ardósia

A ardósia é uma rocha sílico-argilosa formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura, endurecida em finas lamelas.

A ardósia pode ser transformada em soletos, porque tem duas linhas de folhabilidade: clivagem e grão. Isto torna possível que se divida em finas folhas. Coberturas sintéticas e manufaturadas podem, inicialmente, ser mais baratas no acto da colocação, mas os soletos de ardósia durarão muitos e muitos anos, fazendo deste material uma escolha de futuro mais econômica. A ardósia é uma rocha metamórfica.

O estado de Minas Gerais responde por 95% da produção de ardósia do Brasil.

Micaxisto

Micaxistos são rochas metamórficas de xistosidade acentuada e é uma rocha muito dura, formada essencialmente, por quartzo e mica (moscovite e/ou biotite), podendo conter feldspato, e alguns aglomerados provenientes do cimento, granadas, estaurolite, silimanite e horneblenda e agramitilotiotenatoliotenato. Provêm geralmente de rochas argilosas, é formada por metamorfismo regional. Apresentam textura muito porfiroblástica e foliada.

A empresa Petrobrás desenvolveu o Processo Petrosix para produção de óleo de xisto em larga escala.

Mármore

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.

No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo.

Esteatito

Esteatito (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórfica, compacta, composta sobretudo de talco mas contendo muitos outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo.

A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, em maior escala no estado de Minas Gerais.

Itabirito

O itabirito é uma rocha metamórfica química ou Vulcano química finamente estratificada que é um importante minério de ferro.

É composta quimicamente por sílica e ferro, com uma estrutura bandada alternadamente por silicatos (geralmente quartzo) e óxidos de ferro como a hematita (magnetita)

Esse minério provém de ação metamórfica sobre depósitos marinhos ricos em ferro e silica no período do neoarqueano ao paleoproterozoico, provalvemente devido ao enriquecimento em O2 da atmosfera neste período, levando a oxidação de ferro em solução nos mares daquelas épocas.

A origem do nome é em referência a cidade de Itabirito em Minas Gerais, onde apresenta o itabirito de forma bastante abundante.

Rochas sedimentares

Giz

O giz é uma rocha sedimentar porosa, uma espécie de calcário branco constituído essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de calcite. O giz forma-se em condições de águas relativamente profundas a partir da acumulação gradual de minúsculas placas de calcite (cocólitos) largadas por microrganismos chamados cocolitóforos. É comum encontrar nódulos de cherte e sílex embebidos no giz.

As falésias de giz podem ser encontradas no rio grande do norte, especificamente perto da praia de pipa onde tem uma praia chamada de praia de giz.

Argila

Formada pela alteração de rochas, como as que contêm feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se em diversas cores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com