TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Magmáticas, Sedimentares E Metamórficas:

Dissertações: Rochas Magmáticas, Sedimentares E Metamórficas:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 2

Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas:

Desde que começou a se formar, há cerca de 3,8 milhões de ano, a crosta terrestre permitiu o surgimento das primeiras rochas na Terra. Hoje o estudo dos tipos de rochas permite que conheçamos melhor o processo de formação do nosso planeta.

Embora não enxerguemos, boa parte do processo de formação de rochas acontece no interior da crosta terrestre e esse tipo de dinâmica é constante, ou seja, da mesma forma que acontecia há milhões de anos continua acontecendo.

As primeiras rochas que se formaram na Terra eram chamadas magmáticas ou ígneas. Elas eram constituídas de magma, a massa fluida que se encontra no interior do planeta em altas temperaturas. Existe mais de um tipo de rocha ígnea dependendo de sua constituição e consolidação.

Quando a consolidação ocorre lentamente no interior da crosta terrestre, são chamadas rochas intrusivas, plutônicas ou abissais. Nesse tipo de rocha há a produção de cristais que são visíveis a olho nu. São rochas intrusivas a maioria dos granitos.

Quando a consolidação acontece na rapidamente na superfície terrestre, como no caso do resfriamento de lava vulcânica, as rochas são chamadas extrusivas, vulcânicas ou efusivas. Neste caso não podemos distinguir os componentes, como é o caso do basalto.

Existe um outro tipo de rocha que se forma no interior da crosta terrestre onde há pressão e altas temperaturas. Os atritos e as combinações químicas acabam provocando alterações estruturais em algumas rochas. Essas alterações dão origem as chamadas rochas metamórficas.

Um exemplo de rocha metamórfica é a gnaisse que tem origem a partir da transformação do granito. Já o mármore é resultado da metamorfose do calcário.

Assim que a atmosfera se formou um outro tipo de formação rochosa surgiu: as sedimentares. A decomposição das rochas que já existiam por conta de chuvas e ações do vento ajudou na formação dos solos que eram erodidos. As partículas que resultavam dessa erosão eram transportadas pelo vento até formarem depósitos.

Todos esse sedimentos foram compactados por ações químicas e físicas e deram origem as rochas sedimentares. Esse tipo de rocha se encontra geralmente em depressões e grandes paredões, os chamados depósitos. Quando estão organizadas em camadas que possuem composições diferentes elas são conhecidas como estratificadas.

São exemplo de rochas sedimentares o arenito e o calcário.

Termos

rochas magmaticas sedimentares e metamorficas

rochas sedimentares magmaticas e metamorficas

imagens de rochas magmaticas

imagens de rochas sedimentares

ROCHAS ÍGNEAS

tipos de rochas magmaticas sedimentares e metamorficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com