TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROCHAS METAMORFICAS E A TECTONICA GLOBAL.

Monografias: ROCHAS METAMORFICAS E A TECTONICA GLOBAL.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

ROCHAS METAMORFICAS E A TECTONICA GLOBAL.

As rochas metamórficas podem ser formadas nos limites das placas tectônicas convergentes sendo nas zonas de subducção, nas de colisão e no fundo oceânico. Sendo apenas dois dos casos a ser analisados, a zona de subducção e as zonas de colisão onde são formados alguns tipos de rochas metamórficas.

Metamorfismo em áreas de subducção - Zona de subducção é o nome que se dá a uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma destas se infiltra debaixo da outra, na região da fossa a geometria se assemelha a “ponta de um lápis”, e retornam para cima com um forte degrau inverso em direção a placa superior, essa geometria em degraus se da por causa do contraste de temperaturas entre as rochas frias da superfície e as cunhas mantélicas quentes em ascensão. A velocidade da subducção é fator determinante do tipo de metamorfismo, se for de alta pressão que corresponde a baixa temperatura teremos a presença dos xistos azuis, se for de baixa pressão que corresponde a alta temperatura, teremos a presença de xistos verdes, associados a anfibolitos e gnaisses. Outros fatores importantes para este tipo de metamorfismo são inclinação do plano de subducção, a idade da crosta oceânica, o regime tectônico reinante, a pressão de fluidos e o tipo de natureza da margem continental envolvida no processo.

Metamorfismo em zonas de colisão continental – Durante o processo de colisão continental, as isotermas são modificadas e elevadas passando a ter uma disposição em função do espessamento crustal, que resultam em enrugamentos e podem, na zona de colisão, originar cadeias montanhosas, isso ocorre principalmente na parte superior da crosta continental, como esta camada possui densidade menor ela tende sempre a flutuar. Já em regiões de colisão continental que envolve grandes massas de rochas ocorre inversão das isotermas. Em alguns casos a diferença térmica entre os níveis superpostos e suficiente para produzir o metamorfismo inverso, e seu efeito é semelhante ao de um ferro – de – engomar, assim em um seção estatigráfica pode ocorrer rochas metamórfica como gnaisses e migmatitos sobrepostas a xistos e filitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com