TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEXUALIDADE, GRAVIDEZ E ABORTAMENTO Uma Conversa Franca Com Adolescentes

Ensaios: SEXUALIDADE, GRAVIDEZ E ABORTAMENTO Uma Conversa Franca Com Adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  4.005 Palavras (17 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Falar sobre sexualidade, gravidez e abortamento na escola, apesar dos avanços experimentados nos últimos anos, não é ainda tão comum e simples. Muitas e diferentes resistências são apresentadas. Por extensão, também torna-se complexa a abordagem da gravidez na adolescência. Não é tarefa fácil, e sabemos disso. Aliás, em relação à gravidez, o trato da questão pressupõe ações integradas, nunca isoladas, exigindo, portanto, articulação conjunta dos diferentes canais sociais.

Na verdade, falar da sexualidade implica repensar preconceitos, quebrar velhos paradigmas e, sobretudo, superar hipocrisias presentes há muito tempo.

Atualmente, a gravidez na adolescência vem chamando a atenção de diversos profissionais, instituições e organizações, visto que, é cada vez mais crescente o numero de adolescentes grávidas. Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência, levando milhares de jovens a uma experiência fora de hora, dada a inexperiência e consequente dificuldade em cuidar do filho que chega, ou propiciando a diversas consequências causadas por um aborto.

O aborto além de ser um crime, em nosso país, é uma das principais causas de morte de gestantes. Por ser uma prática criminosa não há serviços especializados o que obriga as mulheres que optam por essa estratégia, a se submeterem a serviços precários, verdadeiros matadouros de seres humanos, colocando em risco a própria vida.

Portanto, a adolescência é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.

OBJETIVOS

Geral

- Proporcionar informações para o público alvo sobre sexualidade, gravidez e abortamento na adolescência.

Específicos

- Contribuir para a diminuição do grau de vulnerabilidade de adolescentes em relação à gravidez não planejada, e conscientizá-los da importância da responsabilidade sexual;

- Sensibilizá-los da necessidade de discutir a sexualidade como elemento constitutivo da pessoa humana;

- Desenvolver nos adolescentes reflexões critica sobre tomadas de decisões responsáveis a respeito de sua vida sexual;

- Debater sobre as possíveis conseqüências de uma gravidez ou aborto na adolescência, dando ênfase à responsabilidade materna e paterna.

JUSTIFICATIVA

Este estudo abordará de uma forma peculiar problemas vivenciados em nossa sociedade. Falar sobre gravidez na adolescência é falar sobre modificações no padrão de comportamento dos adolescentes, no exercício de sua sexualidade.

Há ainda as garotas que acreditam que uma gravidez pode tirá-la da sua condição de pobreza e falta de privacidade – ter um canto que seja seu, junto com o pai do bebê e este filho que na sua fantasia só terá amor para lhe dar. Daí porque nos parece um equívoco pensar que a gravidez nesta fase de vida é necessariamente indesejada. Infelizmente o que se tem visto é um final longe dos contos de fada. Em geral, ambos não têm como se manter e, portanto continuam nas casas dos pais, abandonam a escola, e acabam dando a seu filho privações e culpa; dois elementos que dificultam a relação amorosa entre pais e filhos.

O projeto de pesquisa justifica-se pela tendência atual de informá-los sobre sexualidade, gravidez e abortamento na adolescência.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Sexualidade

O estatuto da criança e do adolescente, lei n° 8.069/90 Brasil 1990, circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 anos aos 18 anos de idade.

A Organização Mundial De Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos) e a juventude como o período que vai dos 15 aos 24 anos. O Ministério da Saúde toma por base a definição do OMS, definindo o publico beneficiário como o contingente da população entre 10 e 24 anos.

Sexualidade na Adolescência

Todas as formas de vida têm a capacidade de se reproduzir, dando origem a indivíduos da sua própria espécie e é na adolescência em que é descoberta esta capacidade de reprodução, é nesta fase que a sexualidade se aflora.

A adolescente vai passar por diversas etapas: o desenvolvimento biológico, a distinção física do sexo incluindo o desenvolvimento dos caracteres primários e secundários, passando ainda por alterações hormonais a maturação sexual. Assim como é citado no Dicionário Aurélio: “adolescência é o período da vida humana que sucede a infância, começa com a puberdade e se caracteriza por uma serie de mudanças corporais e psicológicas”.

Na adolescência, ocorrem muitas alterações, com variadas descobertas e dúvidas frequentes que na maioria das vezes as adolescentes sentem vergonha de perguntar, ter um diálogo aberto, com os pais ou qualquer outra pessoa mais velha (adulta) e experiente que possam ensinar e alertar para a realização de ações com mais eficácia. No entanto o que acontece, é que muitas vezes nos deparamos com muitas adolescentes conversando e tirando suas dúvidas uma com a outra ou ainda pior com um namorado que com certeza vai ensinar o que ele “pensa ser correto ou o que ele quer”. Até porque em nossa sociedade, as pessoas em geral sentem-se envergonhadas, inibidas em fazer perguntas em relação à função sexual, pois aprendem desde cedo que não é correto conversar sobre esses assuntos.

Segundo OSÓRIO (1992), a adolescência é uma etapa da vida na qual a personalidade está em fase final de estruturação e a sexualidade se insere nesse processo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com